Atrair um internauta para dentro do seu site com certeza é algo importante para ter sucesso no campo digital.
Entretanto, engana-se quem pensa que o desafio termina após esse primeiro clique.
Para ter resultados que vão além das visualizações é preciso combater a todo tempo a taxa de rejeição, engajando o usuário de modo que este fique em sua página por mais tempo.
- Mas, como fazer isso?
- O que determina quanto tempo cada internauta permanece dentro do seu site e quais as melhores maneiras de segurá-lo mais um pouco?
Uma vez que quanto maior o tempo de permanência, maiores as chances de que o usuário se torne um lead/cliente, investir nesse assunto com certeza é algo importante.
E é justamente a respeito disso que trata esse artigo.
Confira ao longo deste conteúdo o que é taxa de rejeição e veja ainda dicas sobre como manter o internauta por mais tempo dentro do seu ambiente virtual.
O que é a taxa de rejeição de um site?
Chamado pelo Google Analytics como “bounce rate”, a taxa de rejeição diz respeito ao percentual de visitas que foram encerradas ainda na primeira página. Ou seja, o visitante acessou seu site, mas saiu da página de entrada e sequer interagiu com o seu conteúdo:
- não clicou em um botão;
- não foi para outra página;
- não assistiu um vídeo;
- não fez um cadastro;
E sabe quais são os indicativos dessa rejeição?
- quando o usuário permanece ao menos 30 minutos inativos dentro do seu site;
- quando simplesmente clica no botão voltar;
- digita um novo endereço virtual;
- ou fecha a aba no navegador.
Qualquer uma dessas ações é entendida como parte da “taxa de rejeição” que, vale citar, não é a mesma coisa que a taxa de saída.
Uma vez que o cálculo da taxa de rejeição considera apenas quem entrou e saiu pela mesma página do site, se o percentual estiver alto evidentemente algo está bem errado e precisa ser modificado, certo?
Qual a importância da taxa de rejeição?
Se você ainda está em dúvida sobre a importância de saber e acompanhar a taxa de rejeição aqui vai um resumo sobre a sua importância.
Saber qual o percentual de pessoas que entram e saem por uma mesma página possibilita uma avaliação acerca da sua estrutura.
- por que o usuário saiu tão rápido?
- será que o conteúdo não estava bem escrito?
- será que o título não era condizente com a matéria abordada?
- a página estava sobrecarregada e visualmente poluída?
- a página está demorando para carregar?
- o que poderia ser melhorado?
Responder a algumas dessas questões é apenas o primeiro passo para otimizar e profissionalizar o seu ambiente virtual. Sendo assim, não abra mão deste cuidado e acompanhamento!
Como diminuir o valor da taxa de rejeição? Confira as dicas!
Comece a atrair o público certo
A segmentação é sem dúvida o pontapé inicial de qualquer empreendedor que visa ter sucesso no ambiente virtual.
A partir da escolha do público certo para cada conteúdo é completamente possível adequar melhor a linguagem a cada leitor possibilitando uma interação muito mais positiva e proveitosa.
A segmentação pode ser feita ainda a partir da divisão em grupos como primeiros visitantes, visitantes recorrentes e fiéis. Vale a pena segmentar desta forma para atender melhor as expectativas de cada grupo.
Sempre monitore resultados pelo Google Analytics
Saber exatamente como o seu site está é outra dica importantíssima e através do Google Analytics isso é bem fácil e simples.
O indispensável é ter uma rotina de acompanhamento a fim de saber quando as taxas estão melhores e quando estão piores.
A partir dessa informação, avalie o que foi feito para que os números mudassem tanto.
Invista em um conteúdo de qualidade
Hoje já é bem nítido que o usuário busca por conteúdos de qualidade e se a sua página não oferecer isso, evidentemente terá péssimas taxas, sejam as taxas de rejeição como também outras que podem ser acompanhadas pelo Google Analytics.
“Mas, eu não sei escrever um bom conteúdo!”, se você pensou isso vale a dica de que hoje em dia existem muitos profissionais atuando na criação desses conteúdos.
Delegar a tarefa pode ser a melhor opção para quem está disposto a publicar sempre o melhor!
Acrescente vídeos em suas páginas
Você sabia que os vídeos são excelentes canais de comunicação com o seu público? Se não sabia, agora é hora de acrescentar este tipo de mensagem entre os seus conteúdos!
Uma boa dica é mesclar as publicações e ir acompanhando os primeiros resultados.
Se as páginas com vídeos estiverem com taxas de rejeição menores, não deixe de investir em usar cada vez mais desse recurso!
Sempre avalie conforme o seu público!
Otimize todo o seu site
A otimização do site é outro ponto indispensável e com que você precisa se preocupar.
Trabalhe absolutamente tudo em cada uma de suas publicações e páginas a fim de reunir excelentes resultados na avaliação geral.
Otimize a página alternando sua URL, acrescentando text-alt, cuide bem de suas imagens e ainda trabalhando suas palavras-chaves com bastante estratégia.
Lembre-se de que quanto mais otimizado seu site estiver, melhores serão os resultados também.
Atualize os artigos mais antigos
Seu site tem uma dúzia de artigos que já foram publicados antes e é claro que esses conteúdos não podem ficar perdidos, pelo contrário.
Como a cada dia que passa surgem novas estratégias SEO a dica dada aqui é que você atualize esses conteúdos de tempos em tempos.
Passo importante para oferecer sempre bons artigos ao seu leitor, não tenha retrabalhos desnecessários, porém saiba fazer dessa atualização uma oportunidade de conquistar ainda mais o internauta convertendo-o em um lead graças à qualidade do que você oferece.
Confira se há erros em seu site
Infelizmente, os sites, blogs e lojas estão sujeitos a muitos erros que precisam ser corrigidos para que o endereço virtual tenha realmente um bom acesso. Mas, como descobrir o que está errado? Como melhorar se você não sabe o que precisa ser melhorado?
Mais uma vez é válido destacar a importância da mensuração de resultados.
Se você trabalha lado a lado com ferramentas estratégicas como o Google Analytics ou Google Search Console não terá este problema e nenhuma dúvida sequer! Mas, é claro, fique de olhos abertos e sempre confira se existem erros ou não no seu negócio virtual.
Saiba qual é o tempo de carregamento da página
Uma dica importantíssima e que quando não é colocada na prática prejudica muito os resultados do site é o tempo de carregamento da página.
Grande parte da taxa de rejeição se deve justamente a demora no carregamento das imagens e vídeos.
Existem bons aplicativos que podem ser usados para determinar qual o tempo de espera do internauta.
Quanto antes o seu conteúdo for carregado, maiores e melhores as chances de que o usuário fique por muito mais tempo no seu ambiente virtual.
Trabalhe com incentivo a interação com outras páginas
O famoso CTA – Call to action – também é outra das dicas importantes para diminuir a taxa de rejeição.
Quando você indica ao término do seu artigo outro endereço virtual para o internauta acessar está, na verdade, motivando-o a ficar mais tempo em seu espaço.
Por isso, capriche bastante nesta indicação e tenha certeza de oferecer uma alternativa interessante e que condiga com o conteúdo que foi anteriormente acessado.
Garanta a melhor experiência para o usuário
A última dica dada aqui a respeito de como diminuir a taxa de rejeição é colocar sempre o usuário em primeiro plano.
Quanto melhor for a experiência para ele, melhores serão os resultados também não apenas no que se refere a diminuição desse percentual, mas também no aumento de conversões e interações.
Depois de conferir todas essas dicas sobre como diminuir a taxa de rejeição é chegada a hora de reestruturar aquilo que precisa ser melhorado no seu espaço digital.
Aproveite para destacar a otimização SEO em seu site e não perca a oportunidade de conquistar mais espaço!
Seja estratégico, conecte-se.