SMS Marketing

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SMS Marketing

Por Comunicação Liguesite. Tempo estimado de leitura: 8 minutos.

Você pode nunca ter ouvido falar no SMS Marketing, mas talvez tenha uma ideia do que se trata a partir do nome.

Sim, é o marketing feito com mensagens no celular!

E antes que você pense que isso está ultrapassado ou que não funciona por qualquer outro motivo, vamos a alguns fatos curiosos:

  • 97% das mensagens de texto em celulares são abertas, contra apenas 22% dos e-mails;
  • 90% das pessoas abrem essas mensagens em até 3 minutos após recebê-las;
  • Os custos de operação para o SMS Marketing são bem menores do que qualquer método de marketing tradicional.

É, o SMS Marketing pode funcionar melhor do que você imagina - desde que feito corretamente.

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Mas, afinal, o que é SMS Marketing?

Resumidamente, o SMS Marketing é a comunicação através de mensagens no celular.

Não estamos falando do WhatsApp ou de outros aplicativos do tipo, mas dos SMS mesmo, que funcionam até nos celulares mais antigos.

Devido à grande popularidade do WhatsApp, muitas pessoas abandonaram a troca de mensagens convencional.

Isso faz com que diversas empresas acreditem que essa área não compensa mais.

Entretanto, aí está um erro: nenhum aparelho deixou de oferecer esse recurso.

Mesmo que os usuários não o usem muito, isso não quer dizer que eles o ignoram completamente.

Na verdade, por ser uma ferramenta pouco usada, quando uma mensagem é recebida, ela costuma ser vista com mais atenção.

As empresas que usam o SMS Marketing o fazem, muitas vezes, para comunicar promoções e liquidações.

Mas há muitas possibilidades ainda não exploradas que podem dar muito certo desde que não haja abusos.

Se o e-mail marketing continua dando tão certo, mesmo depois da evolução da internet, por que o SMS Marketing não daria?

Outra grande vantagem dessa estratégia é que, atualmente, grande parte dos acessos à internet são feitos pelo smartphone.

Uma mensagem que crie interesse no consumidor vai ser prática, pois ele pode procurar saber mais naquele exato momento, talvez até através de links.

Além do mais, cada vez mais pessoas estão ligadas ao celular o tempo todo. Dificilmente uma mensagem passará batido por elas.

Para completar os benefícios, temos os custos.

Marketing digital, no geral, já é mais barato do que o tradicional.

Os custos das mensagens são bem pequenos, e não é muito difícil coletar o telefone de possíveis consumidores em formulários, eventos e pesquisas.

Como fazer um bom SMS Marketing

Como em tudo na vida, o excesso não é uma boa ideia.

Muitas pessoas são afastadas de produtos e empresas quando sentem que estão sendo assediadas por eles, e essa não é a intenção.

O SMS Marketing deve ser feito com cuidado, já que atinge um bem considerado como pessoal para o público.

Chegar ao celular é uma grande coisa, e a empresa precisa agir respeitosamente.

Com essas dicas, fica bem mais fácil fazer o marketing por mensagem funcionar:

1. Sem spam

A regra principal não poderia ser outra.

Spam é o ato de mandar mensagens diversas vezes, "mendigando" atenção, de certa fora.

Isso atrapalha o dia a dia do dono do celular, incomoda-o e faz com que a empresa tenha uma péssima imagem.

Além do mais, as pessoas bloqueiam números que fazem spam, então não haverá qualquer retorno.

2. Seja direto

Textos SMS não são ideais para serem longos.

Eles devem ir direto ao ponto, sem muita enrolação.

Há um limite de caracteres em cada SMS, e não compensa para a empresa gastar dois ou mais textos com cada consumidor em potencial.

Faça bom uso dos caracteres que você já tem.

3. Verifique a ortografia

Não importa qual seja seu público-alvo: sua ortografia precisa estar impecável.

É claro que erros de digitação acontecem, mas deixá-los passar indica pouca atenção e cuidado, o que passa uma imagem de desleixo.

Escrita correta é igual a profissionalismo.

E mais: as pessoas se preocupam com a credibilidade do que recebem, já que existem golpes feitos por SMS.

Não deixe que eles acreditem que sua empresa é uma farsa por conta de um erro facilmente consertável.

4. Envie as mensagens em horário comercial

Não dá para saber o que os clientes estão fazendo quando receberem sua mensagem, mas dá para ter uma ideia.

Não é uma boa ideia mandar SMS muito cedo, ou muito tarde, pois eles podem estar dormindo.

O mesmo vale para os finais de semana no geral, não atrapalhe o lazer tão esperado de um trabalhador.

Use o SMS Marketing durante a semana em horário comercial para diminuir o risco de atrapalhar a rotina de alguém.

Essa consideração fará diferença na forma como seu público te vê.

5. Permita o cancelamento do cadastro

Não vale a pena insistir no SMS Marketing com alguém que não quer receber mensagem alguma.

Ofereça uma opção em seu site para que os consumidores possam tirar seus números da lista.

Isso demonstra respeito pelo público.

No geral, não são muitas as pessoas que se dão ao trabalho de fazer isso, mas elas com certeza querem ter a opção.

6. Aproveite datas comemorativas

Dia dos Namorados, Dia das Mães, Dia dos Pais, Natal... muitas são as datas que podem servir de inspiração para as mensagens.

Vincule-as com promoções, por exemplo, e conquiste a atenção dos usuários.

Isso também é uma boa técnica para evitar que as mensagens fiquem muito repetitivas.

Até mesmo os aniversários dos clientes são uma boa ideia se você possuir essa informação no seu cadastro.

7. Acompanhe os resultados

Toda ação de marketing deve ser monitorada atentamente.

Veja se as vendas estão subindo ou decaindo, analise as taxas de cancelamento do serviço de SMS Marketing e vá se aprimorando aos poucos.

Ninguém acerta de primeira, e está tudo bem!

O importante é manter um olho aberto e perceber os erros.

O SMS Marketing é um método eficaz e bem simples.

Esperamos que, com essas dicas, você tenha uma boa noção de como aplicá-lo!

E se quiser saber mais sobre marketing no celular, dê uma olhada aqui. Boa sorte!

Agora se você já usa SMS Marketing comente conosco seus resultados e estratégias!

Seja estratégico, conecte-se.

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