As redes sociais se tornaram um dos principais meios de comunicação entre o público e as empresas nos últimos anos. Cada vez mais pessoas têm acesso à internet e a utilizam diariamente para se entreter, comunicar, trabalhar e buscar informações. Por isso, tantos empreendedores também estão colocando suas empresas neste meio para fortalecer a marca online.
Para que o seu investimento dê o resultado esperado, é muito importante que ele seja feito com cuidado, mediante planejamento e ótima execução. Ações precipitadas podem levar a grandes perdas no médio e longo prazos. Felizmente, não é difícil conseguir alavancar seus negócios através da internet.
Se você ainda não se sente seguro para investir nesse meio ou não sabe como fortalecer sua marca online pelas redes sociais, continue nos acompanhando e veja exatamente o que precisa saber.
Qual é a importância das redes sociais para os negócios?
Sites como Facebook, LinkedIn e Twitter já são parte da vida de milhões de pessoas ao redor do mundo. Muitas delas certamente pertencem ao seu público.
Marcar presença nesses espaços da forma correta é praticamente vital para manter sua empresa sempre competitiva.
Veja aqui o 3 principais benefícios que as redes sociais podem trazer para você:
1. Maior alcance de público
Quanto mais pessoas encontram sua empresa, maiores são as chances de que o número de vendas aumente.
Ao fortalecer sua marca online, seus produtos e serviços poderão chegar a um número muito maior de pessoas com cada ação.
Como boa parte do conteúdo das redes sociais é compartilhável, seus próprios clientes podem divulgar sua marca para os amigos.
2. Proporção entre investimento e retorno mais favorável
Além de ser um canal muito mais abrangente, a internet é um dos meios de divulgação mais baratos hoje em dia. Existem dezenas de plataformas para criação de sites gratuitos e o mesmo vale para páginas em redes sociais. Isso faz com que fortalecer a marca online seja uma tarefa ainda mais simples e econômica em comparação às mídias tradicionais.
3. Facilidade de comunicação com o público
Por fim, mas não menos importante, as redes sociais são um canal aberto entre a empresa e o público. Lá, os clientes têm acesso a várias informações e podem dar suas opiniões sobre o serviço.
Além disso, quando um conteúdo é acessado pela internet, é possível extrair uma quantidade muito maior de métricas sobre o movimento do público.
Tais informações servem não só para fortalecer sua marca online, mas para guiar suas decisões empresariais ao longo do tempo.
Como trabalhar minha marca nas redes sociais?
Agora que você entende os benefícios das redes sociais para sua empresa, é hora de aprender como trabalhar sua marca na internet. Aqui estão 5 dicas práticas e simples que você pode começar a aplicar hoje mesmo. Confira:
1. Nunca esqueça seu Call to Action
Mesmo que seu post seja chamativo, informativo ou divertido, ela não será o suficiente para concretizar uma venda.
Mesmo que você ofereça todas as informações necessárias, ainda é preciso inserir uma "chamada para a ação", que é literalmente pedir para o público fazer algo.
Sem isso, os esforços para fortalecer a marca online dificilmente serão convertidos em renda.
A chamada utilizada pode variar bastante de acordo com o tipo de audiência, o objetivo da campanha e o serviço prestado.
Um restaurante pode pedir para que o leitor “ligue e faça seu pedido”, enquanto um e-commerce pode pedir que ele “acesse o site e veja o catálogo completo”.
Não há uma fórmula rígida, mas é importante lembrar de 3 coisas:
- sua chamada deve ser clara e direta;
- seu público precisa ser capaz de executá-la imediatamente (por exemplo, o link deve estar na postagem);
- faça apenas uma chamada por texto/postagem para não sobrecarregar o usuário.
2. Tenha uma identidade visual consistente
Criar uma boa imagem é fundamental para fortalecer uma marca online. Mas, além de forte, ela precisa ser estável. Um erro que alguns empreendedores cometem ao iniciar campanhas em diferentes meios de comunicação é mudar a identidade visual da empresa com muita frequência.
Criar variações para diferentes contextos é válido, mas todos devem ser facilmente reconhecidos e identificados pelo público a qualquer momento.
Dessa forma, todas as ações serão sempre associadas à sua marca de forma quase que instantânea.
3. Invista em networking
Fortalecer uma marca online não tem a ver apenas com a sua empresa, mas com todas pessoas que atuam junto a ela.
Manter uma presença online envolve interagir com o público, buscando suas opiniões, trocando ideias ou apenas permitindo um momento de descontração.
Isso aproxima e humaniza sua marca, o que aumenta a confiança do consumidor.
Mas não significa que você deva se inserir totalmente em qualquer contato individual. Apenas mantenha uma presença social razoável e atenda tantas pessoas quanto puder.
Se aproximadamente 10% da sua audiência for convertida em vendas, já será um excelente valor, já que uma única pessoa pode realizar várias compras ao longo do tempo.
4. Crie um planejamento de conteúdo
Regularidade é uma das coisas que as pessoas mais apreciam na internet.
Para fortalecer a marca online, você precisa trazer novos conteúdos ou recuperar os mais populares, diariamente ou pelo menos em intervalos regulares.
Se o público começar a notar que seu conteúdo não aparece com uma frequência sólida, ele simplesmente para de checar sua página e será atraído por outras empresas.
A solução mais simples para isso é criar uma agenda de conteúdos.
Anote qualquer ideia de campanha e postagens em redes sociais que pretenda fazer e marque na sua agenda quais dias e horários eles devem ir ao ar.
Pesquise o comportamento dos seus seguidores e procure sempre os momentos de maior audiência.
Lembre-se também de que cada rede social possui um número ideal de posts por dia.
5. Não subestime o feedback da sua audiência
Você dificilmente vai conseguir fortalecer sua marca online sem a ajuda do público. Por isso, tenha sempre um e-mail de contato para reclamações e sugestões, um chat aberto ou mesmo uma página para isso.
As opiniões refletem fortemente a qualidade do seu serviço.
Então, nunca deixe de oferecer a devida atenção para qualquer colocação de seus clientes.
Agora que você entende um pouco melhor como fortalecer a marca online pelas redes sociais, é hora de começar a desenvolver sua campanha.