Cada vez mais milhares de brasileiros resolvem adotar um estilo de vida diferente: O de empreendedor.
Vender o próprio produto ou serviço na internet é uma forma de melhorar a renda mensal e ainda, quem sabe, encaminhar o próprio futuro à tão sonhada independência financeira.
Para tanto, uma das grandes dúvidas do empreendedor virtual sempre foi a forma de concretizar as suas vendas.
A maneira com a qual poderá efetuar seus negócios de forma fácil, tranquila e até muitas vezes, sem a necessidade de uma conta bancária jurídica, para emissão de nota fiscal no caso de uma MEI devidamente cadastrada e regulamentada nos órgãos públicos.
É nessa circunstância que entra o famoso PAGSEGURO.
Uma ferramenta virtual que tem ajudado a milhões de pessoas em todo o Brasil a efetuarem suas compras / vendas com toda tranquilidade e transparência.
O que é PagSeguro?
Trata-se de uma ferramenta online de suporte em vendas, que pertence à UOL / Grupo Folha de São Paulo.
O PagSeguro reúne um portfólio completo em soluções de pagamento tanto para vendas on line ou presenciais.
Um suporte que atende tanto a lojas físicas com maquinas de cartão de crédito e débito, como comércios eletrônicos, por meio de recursos online e dispositivos mobile.
E não tem risco algum de comprar e não receber a mercadoria, ou vender e não receber o dinheiro.
Muito menos dos dados de comerciantes e clientes vazarem na internet.
O serviço é 100% garantido e possui certificação PCI - Padrão de Segurança de Dados para a Indústria de Cartões de Pagamento.
Ou seja, os dados são criptografados e armazenados e arquivos bastantes seguros.
Quer saber mais? A gente explica.
Como funciona o PagSeguro?
A principal regra do PagSeguro é de que a pessoa somente poderá utilizar o serviço em seu próprio nome ou no nome de uma empresa com o devido CNPJ constituído.
No caso de ser apenas uma pessoa física, deverá ser maior de 18 anos e ser capaz de efetuar os serviços com plena consciência.
No caso de representar a uma empresa, deverá portar os documentos que comprovem a legalidade do negócio.
Assim, o primeiro passo é efetuar o cadastro no site.
Neste momento, você deverá optar por uma das três contas disponíveis e que melhor se enquadra ao seu negócio:
- Conta pessoal;
- Conta vendedor;
- ou Conta empresarial.
A conta pessoal é mais indicada para quem apenas deseja comprar pela internet com ainda mais segurança.
A conta vendedor, por sua vez, é uma opção a quem deseja vender algum produto na internet, mas não possui CNPJ.
E a empresarial, já se dirige a quem possua uma empresa regulamentada.
No caso do interessado não ter CNPJ, deverá clicar no link "Quero VENDER pela internet já".
E se tiver CNPJ, deverá fazer o cadastro na opção conta Empresarial, com o número de CNPJ de sua empresa.
No caso de a conta ser Jurídica, é necessário possuir também o CPF do sócio ou proprietário da empresa.
Para concluir o cadastro, é preciso por fim direcionar o seu negócio online.
Isto quer dizer, escolher a área de atuação do seu negócio e informar também a forma como a loja deverá aparecer na fatura do cartão de crédito dos seus clientes.
Com isso, a sua loja empresa on line estará pronta para prestar qualquer tipo de serviço e efetuar suas vendas tranquilamente.
Principal vantagem
Uma das principais vantagens do PagSeguro é que o vendedor não precisa ter uma loja online ou vender pelas redes sociais para fazer uso.
Ele pode baixar no próprio celular, por exemplo, o leitor de débito e crédito do PagSeguro.
Com isso, um professor particular, uma consultora de beleza e de moda, um taxista, uma cabeleireira que atenda a domicílio, dentre outros profissionais, poderão aumentar as chances de venda com a facilidade de pagamento.
Agora para você ter um negócio de credibilidade, veja aqui como criar um site profissional, e as dicas para você profissionalizar seu e-mail.
PagSeguro minha conta: Quais as funções que eu encontro?
No painel "Minha Conta" se encontram todos os recursos que o empreendedor precisa para administrar seu negócio on line.
O primeiro item é o "Extrato de Transações".
Nesta opção é possível acompanhar todas as transações comerciais realizadas em um determinado período.
Na opção seguinte "Extrato Financeiro", você pode checar o quanto sua loja já dispõe em caixa, com as vendas realizadas.
A cada venda realizada, na terceira opção "Nota Fiscal", é possível emitir a nota fiscal diretamente para o cliente.
Na quarta opção "Transferências", é preciso optar para onde irá o dinheiro do caixa desta loja.
O interessado pode escolher em transferir para um cartão pré-pago, uma conta PagSeguro ou uma conta bancária.
Na quinta opção "Minha conta", existem 4 passos que não podem ser esquecidos.
Em "Meus Dados", ocorre a checagem dos dados da conta, bem como proprietário, documentos e outros.
Logo abaixo, na opção "Carteira PagSeguro", o empreendedor poderá escolher os cartões de crédito com os quais gostaria de trabalhar.
Taxas PagSeguro
Na terceira opção, "taxas e tarifas", o empreendedor optará pelas condições de prazo de recebimento e taxas disponíveis no PagSeguro.
No caso, por exemplo, dele optar por receber todo dinheiro do caixa em sua conta bancária, após 14 dias, pagará ao PagSeguro uma taxa de 4,99% sobre o valor do caixa.
Se optar por esperar um pouco mais de tempo, pagará uma taxa de 3,99%.
Para que todas as demais funcionalidades sejam desbloqueadas, o PagSeguro solicita o envio de documentos que comprovem as informações de cadastro.
Uma conta de luz, por exemplo. Esta é a quarta opção chamada "enviar documentos" e não pode ser esquecida.
Condições do Pagamento e Parcelamento
Ainda no menu "Minha Conta", a sexta opção diz respeito as condições de pagamento e frete.
Importante selecionar se a loja arcará ou não com o frete dos envios de produtos.
Vale lembrar que quanto mais vantagens o cliente tiver, mais fidelizado estará ao seu negócio.
Botões de compra
Muito fácil de usar este recurso do Menu.
Aqui, é possível dar o valor de um produto e o PagSeguro gera o botão de compra que deverá ser disponibilizado no site da loja ou na rede social.
Solicite Pagamentos
Com esta opção, o empreendedor poderá solicitar o pagamento dos clientes mais atrasadinhos e até enviar boletos a quem tenha perdido ou tido qualquer problema durante a transação escolhida.
3 DICAS IMPORTANTES:
1. Opte, conforme o seu negócio permitir, por valor de mercado que somado ao frete, seja atraente ao consumidor.
Se puder assumir o frete com um preço competitivo, faça e saia na frente da concorrência.
2. Amplie as condições e formas de pagamento.
Seja através do paypall, cartão de crédito, boleto, débito online, depósito, cartão de débito ou de crédito, isso aumenta as chances de vendas.
3. Não rejeite uma opção interessante de parcelamento ao cliente, lembrando que parcelamento em até duas vezes, não possui cobrança de juros.
Caso o cliente prefira, pode parcelar o valor em até 36 vezes, do jeito que preferir.
O proprietário, no entanto, dentro do prazo de espera, receberá o valor integral da conta.
Por tudo isso, trabalhar por conta na internet tem se tornado um sonho especial na vida de muita gente.
Um diferencial que traz mais qualidade de vida e que tem ajudado a muita gente, a "aposentar" a carteira de trabalho na gaveta.
Seja estratégico, conecte-se.