Search Console: o que é search console e como usar?

search console

Por Comunicação Liguesite. Tempo estimado de leitura: 12 minutos.

Nunca é demais entender como as coisas funcionam na internet. E se é profissionalização de recursos e ferramentas que você procura, o Search Console é um caminho a ser explorado.

Ainda não muito conhecido para quem vem chegando agora no mundo digital, se você busca otimizar seu ambiente virtual não deixe de ler todo este conteúdo. Com certeza muito lhe será acrescentado, pois esta é uma ferramenta que tem feito a diferença para quem já usa!

Um dos grandes destaques do Search Console é a certeza de saber como o Google vê a sua página. Vamos perceber que as dúvidas sobre o Google Search Console o que é vão ser totalmente sanadas conforme a leitura do artigo, então vamos lá.

E, uma vez que esse é o mecanismo de busca mais usado atualmente, estar bem classificado nele é indispensável para ter os resultados desejados.

Search Console

Quer sair da zona de conforto e tirar de letra a otimização SEO da sua página? Vários empresários têm utilizado essa estratégia para melhorar o faturamento de sua empresa! Vamos ver a seguir o que é console e tudo o que envolve essa ferramenta.

Ótima leitura!

Google Search Console o que é?

Em resumo, Search Console é nada mais nada menos do que a forma como o Google enxerga a sua página.

E, seja um site, um blog ou uma loja virtual, vale lembrar que esse recurso é muito importante uma vez que ajuda a extrair dados enquanto otimiza todo o ambiente virtual.

Chamado antigamente de Webmasters Tools, o searchconsole é uma peça chave hoje em dia. Uma de suas grandes vantagens é que através dessa ferramenta é perfeitamente possível entender o comportamento do internauta que visita seu site.

Ao conhecer as características do seu público você conseguirá traçar estratégias e campanhas que são muito mais assertivas.

O Search Console é, portanto, um recurso imprescindível para quem visa expandir seu negócio para a internet. Como bem se sabe, hoje em dia é indispensável marcar presença no território virtual, porém não basta apenas estar na internet, é preciso ir além.

Se posicionar bem nos mecanismos de busca e tornar-se referência no seu segmento é um dos principais objetivos e é justamente isso que essa ferramenta lhe proporciona.

Para fazer bom uso, entretanto, lembre-se de saber o que e como analisar, pois só assim é possível fazer todas as otimizações que vier a julgar como necessárias, se precisar de ajuda conte com uma empresa de marketing digital.

Search Console serve para que?

Ainda em dúvida sobre para que serve o Search Console do Google? Então é hora de sair um pouco da teoria e passar para a prática. Afinal, o que realmente irá ajudar o seu negócio é usar esse recurso e não apenas conhecê-lo superficialmente!

São muitas as funções do Search Console e saber usar cada uma delas lhe proporcionará uma incrível oportunidade, para saber o que é console continue lendo e perceba como essa ferramenta pode ser útil para você.

Portanto, se você deseja profissionalizar seu negócio com certeza esse recurso deve fazer parte do seu planejamento em que investir.

Search Console adicione e verifique o seu site

Se você é novo no Google Search Console, precisará adicionar e verificar seus sites antes de fazer qualquer outra coisa. Adicionar e verificar seu site no Search Console prova ao Google que você é o proprietário de um site, webmaster ou outro usuário autorizado. O SearchConsole fornece muitas informações de alta relevância para você implementar em seu site. O Google não quer entregar esse tipo de informação a ninguém que a peça.

Adicionar um site ao Search Console é um processo muito simples. Primeiro, faça login em sua conta do Search Console. Depois de fazer login, você verá uma caixa ao lado de um botão vermelho que diz "Adicionar propriedade".

Após adicionar o site, você vai poder realizar análises sobre diversos tipos de métricas e dados correspondentes ao site analisado, e assim poder tomar decisões muito mais claras.

Search Console para os Blogueiros

Como blogueiro, se você não usa o Google Search Console, está perdendo uma ferramenta importante que pode ajudá-lo a melhorar o desempenho do seu blog, além de poder analisar diversas métricas que podem te ajudar a tomar atitudes que vão desde o marketing do seu blog, decisões de compra, onde investir seu dinheiro, quais produtos podem vender mais, e etc. Isso impacta diretamente nas suas finanças pessoais, pois sabendo onde investir seu dinheiro para lucrar no seu blog, você vai economizar dinheiro e aprender a desenvolver cada vez mais métodos com o search console.

Anteriormente chamada de Ferramentas do Google para webmasters, esta ferramenta gratuita oferece aos proprietários de sites uma visão sobre como os robôs de pesquisa do Google indexam seus sites e fornece muitas informações que podem ajudá-lo a melhorar a otimização do mecanismo de pesquisa (SEO) e o desempenho da pesquisa. Muitas pessoas possuem dúvidas sobre o que é o search console, então podemos ver o quanto essa ferramenta pode ser útil para você.

Além disso, você também pode controlar qualquer malware ou spam que possa afetar seu site. E a integração do SEMrush com o GSC ajuda você a obter uma vantagem do On Page SEO Checker - um conjunto de ideias de otimização de busca com base no desempenho de suas páginas.

Utilizando o Google Search Console você tem o benefício de aprender a otimizar dados como:

  • Google Search Console
  • Otimize as descrições
  • Otimize os URLs
  • Utilizar informações de tráfego orgânico

Veja as funcionalidades em destaque sobre o que é um console e entenda mais sobre o que essa ferramenta pode fazer por você e pelo seu negócio:

Google Search Console

Search appearence

Os aspectos de pesquisa são o pontapé inicial para que o usuário encontre a sua página em um gigantesco mecanismo de busca como o Google.

É justamente por isso que essa é a primeira função que merece destaque aqui, afinal é possível ter acesso a dados estruturados.

Para que você entenda melhor, o recurso sobre o que é um console possibilita que sejam feitas melhorias no HTML da página, colabora com a análise da meta description, dos títulos utilizados e dos links feitos com outras páginas.

É a oportunidade perfeita para trabalhar nos detalhes tornando seu site o número 1 dentro do seu segmento em específico.

Search traffic

A análise de tráfego é outra função bastante atrativa do Search Console.

Seu principal objetivo é conceder informações mais detalhadas e precisas sobre o tráfego virtual através de relatórios como o Search Analytics.

Neste recurso é possível saber quais das páginas de seu site foram devidamente referenciadas, se o acesso tem sido por desktop ou dispositivos móveis, entre outros.

E você sabe que quanto mais informações como esta você tiver acesso, melhor para lançar campanhas mais claras e bem direcionadas ao seu público.

Google índex

Trabalhando com o índice do Google é possível conferir e analisar o número de páginas indexadas, quais são os números e quedas inesperadas, todas as mudanças repentinas além dos volumes de índices que estão muito alto.

Esse mesmo recurso ainda apresenta quais as palavras-chaves mais utilizadas em todo o seu site, disponibiliza uma lista com os recursos bloqueados para que você garanta uma maior atenção a este tópico.

O Google índex também remove URLs, uma ferramenta importante.

Crawl

Traduzida como “rastreamento” essa é outra importantíssima função dentro desta ferramenta incrível.

A partir do Search Console você sabe exatamente como o Google está rastreando e indexando sua página podendo corrigir erros, que hoje lhe impedem de estar entre os primeiros lugares nas páginas de pesquisa!

Alguns erros comuns que podem ser evitados nessa ferramenta são os erros de URL e de site. Além disso, é possível ter acesso a estatísticas e ainda fazer testes de robots, tudo com o objetivo de ter os melhores resultados possíveis nesse ambiente virtual.

Security issues

A última funcionalidade apontada aqui diz respeito à segurança.

Infelizmente, não são raros os problemas com segurança nos sites e lojas virtuais.

Ter um recurso que indique quando algum malware aparece é indispensável para garantir a sobrevivência do seu espaço virtual.

O Search Console indica caso aconteça alguma invasão ao seu sistema. Após ser avisado pelo programa, você poderá corrigir os problemas encontrados a fim de garantir a estabilidade da página.

Lembre-se de fazer o pedido de reconsideração para o Google e veja os resultados.

Quer usar o Search Console? Veja dicas!

Agora que você já sabe o que é e para que serve o Search Console é hora de obter dicas sobre como explorar ao máximo esse recurso.

As muitas funcionalidades do Google permitem o aprimoramento e toda essa otimização, é claro, traz resultados incríveis para o negócio!

A primeira dica nesse contexto é ter muita dedicação. Os resultados não surgem de uma hora para a outra, mas é preciso afinco para entender e passar a aplicar cada função do Search Console no dia a dia do seu empreendimento!

Quanto mais você analisar os dados do seu site, maiores serão as chances de arrumá-lo de modo a agradar e entreter mais ao usuário.

Agora se você precisar de ajuda para implementar uma estrutura de marketing digital, ou simplesmente desejar fazer o seu negócio crescer, fique à vontade para falar conosco.

Seja estratégico, conecte-se.

Liguesite

O blog Liguesite oferece conteúdo de marketing digital gratuito para empreendedores alcançarem resultados positivos em seus negócios com a internet. Nós queremos ajudar você e a sua empresa também!

Liguesite Matriz

ENDEREÇO

Rua Antonio Daniel Dalcuche Filho, 27
Curitiba
Paraná

 

ATENDIMENTO

(11) 4063-2828   |  (21) 4062-7834
(31) 4062-7934   |  (41) 4063-9808
(48) 4062-1878   |  (71) 4062-9878
(81) 4062-9802   |  (85) 4062-8442

[email protected]

© 2018 Liguesite. Todos os direitos reservados. Leia nossa Política de Privacidade.