Uma empresa bem reconhecida no mercado é aquela que tem um excelente nível de satisfação dos clientes, colaboradores motivados e um ótimo relacionamento com os seus parceiros e fornecedores.
Mas você sabe por que o reconhecimento de marca é tão importante?
Em meio a mercados tão concorridos e saturados, ter uma imagem relevante pode ser um grande diferencial competitivo.
Por meio dela, a empresa passa mais credibilidade e confiança, aspectos fundamentais para um consumidor que está cada vez mais exigente e preza pela qualidade.
Para aumentar o reconhecimento de marca e criar um relacionamento sólido com clientes e demais parceiros, no entanto, é necessário muito planejamento, além de trabalhar alguns passos fundamentais até construir uma imagem positiva ou conquistar as tão sonhadas premiações.
Confira abaixo as dicas que trouxemos para aumentar o reconhecimento da sua marca!
Invista em marketing
Muitas empresas ainda não sabem a importância do departamento de marketing para o sucesso do seu negócio.
Em períodos de recessão, por exemplo, essa é uma das primeiras áreas afetadas por cortes e diminuição de verba.
Entretanto, planejar e investir nos 4 P's do marketing (Produto, Preço, Praça e Promoção) pode ser justamente o caminho estratégico para se destacar em meio a um mercado tão conturbado.
Para isso, é necessário fazer uma gestão de marketing competente, que foque em pesquisa, identificação e resolução de problemas.
Além disso, uma equipe alinhada e que trabalhe de acordo com os objetivos estabelecidos certamente fará com que a sua marca tenha o reconhecimento esperado por você.
Preze por um bom atendimento
Grande parte das companhias investem milhões em tecnologia, pesquisa e desenvolvimento de novos produtos para satisfazer o público e ampliar a imagem positiva da marca. Mas, infelizmente, acabam deixando de lado um fator fundamental para o sucesso do negócio: o atendimento.
Nesse sentido, vale ressaltar que a primeira impressão — assim como acontece em diversas situações do cotidiano — vai ser decisiva para o cliente continuar ou não optando pelos serviços da sua empresa.
E, tão importante quanto isso, um bom atendimento contribuirá para as pessoas fazerem uma avaliação positiva da sua marca.
Portanto, é recomendável investir na qualificação de funcionários, para que eles estejam sempre aptos a atender o público de maneira satisfatória.
Para isso, incentive os colaboradores a ficarem sempre atualizados, participarem de palestras, reuniões e cursos de capacitação.
Faça a gestão de preços de forma consciente
Apesar de o consumidor atual não se importar somente com o preço de um produto ou serviço, o valor monetário ainda é um dos fatores decisivos na hora de fazer uma compra.
Por isso, a gestão de preços tem uma importância fundamental para uma boa avaliação da marca.
Mas você sabe como determinar o preço do seu produto? Esta não é uma decisão tão simples, pois depende de um conjunto de fatores para chegar a um valor coerente com os seus objetivos e com o poder de compra do seu público-alvo.
Para fazer uma gestão de preço consciente é preciso analisar as estratégias dos concorrentes, entender a oferta e a demanda, avaliar os custos de produção, dentre outros fatores.
Nesse contexto, se a oferta for maior que a demanda, o consumidor vai determinar o preço que quer pagar.
Por outro lado, quando a demanda é maior que a oferta, a sua empresa pode ter um maior controle sobre valor que será praticado.
Tendo em vista esses fatores, é preciso também estipular uma margem de lucro para a empresa e estabelecer uma política de descontos que seja sustentável para a imagem e bolso do seu negócio.
Foque no benchmarking
Você já se inspirou em outras pessoas para tomar decisões ou mudar atitudes? Para as empresas, isso também é muito comum.
Trata-se do processo conhecido como benchmarking, altamente estratégico e importante para os negócios que desejam ter reconhecimento de marca.
Nesse contexto, a companhia faz comparações com os seus principais concorrentes por meio de coleta e análise de dados.
Essas avaliações permitem incorporar novas ideias, ferramentas e elementos ao seu negócio, levando em consideração o que outras empresas já fizeram e deu certo.
Assim, podemos dizer que o benchmarking pode trazer referências extremamente importantes para a construção de uma imagem positiva e para o sucesso da sua companhia.
Motive os colaboradores para aumentar o reconhecimento de marca
Para qualquer negócio dar certo, é preciso ter pessoas competentes, felizes e dispostas trabalhando. Entretanto, não é fácil ter apoio em um mercado que exige cada vez mais dos seus colaboradores e oferece cada vez menos para eles.
Assim, motivar os funcionários é uma oportunidade de obter reconhecimento dentro do próprio negócio e, por consequência, levar esse clima positivo e otimista para o mercado e os clientes.
Para isso, algumas estratégias, como investir em treinamentos, oferecer planos de carreira, dar recompensas e reconhecimento, podem fazer toda a diferença.
Uma companhia com funcionários motivados está mais propícia a alcançar resultados positivos e fazer parte do ranking das Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil, definido todos os anos pela consultoria Great Place To Work (GPTW).
Marque presença no digital
A última dica para que o seu negócio aumente o reconhecimento de marca é acompanhar a nova forma de comunicação multilateral, desenvolvida por meio da interação permitida pelo ambiente digital.
Toda empresa que deseja se destacar e se aproximar do público precisa estar presente na internet. A construção de uma loja virtual ou um site, a atuação nas redes sociais e o desenvolvimento de um SAC online serão fundamentais para que a sua marca aumente a visibilidade e o contato com o público.
Um grande exemplo de empresa que turbinou a imagem da sua marca por meio de excelentes estratégias de marketing digital é a Netflix, serviço de streaming que reúne séries e filmes sob demanda.
A plataforma é um verdadeiro sucesso no mundo inteiro.
E então, preparado para potencializar a imagem da sua empresa? É importante ressaltar que todas essas dicas precisam ser trabalhadas em conjunto para que você tenha um negócio de sucesso.
Planejar e fazer uma boa gestão de cada um desses passos será fundamental para construção de uma empresa consistente no mercado.
Até breve!