O marketing tradicional está sofrendo alterações devido à modernização da internet. Apostar em um bom posicionamento no Google, nas estratégias de SEO e em outros fatores, como a visibilidade em redes sociais, são questões fundamentais para o marketing na era digital.
Tanto é verdade, que existem diversas grandes agências no mercado especializadas apenas nesse tipo de marketing. Seguindo os fundamentos mais atuais, elas trazem para as empresas vantagens e benefícios gigantescos na captação e conversão de clientes.
Mas como é possível aprender com as práticas dessas grandes agências? Neste artigo, abordaremos os principais aspectos de suas estratégias que você precisa conhecer. Confira!
As agências de comunicação
Os últimos anos trouxeram uma verdadeira revolução para o mercado das agências de comunicação. Com o crescimento meteórico do marketing digital, é muito comum encontrar várias agências que pararam no tempo, incapacitadas de suprir a demanda por esse meio tão importante.
O problema de muitas delas é que, em um mercado tão competitivo, investir em mão de obra ou em capacitação de profissionais para que eles se especializem em marketing digital, muitas vezes, não é uma opção.
As agências de marketing na era digital
A expansão do mercado digital fez surgirem agências de marketing especializadas na divulgação de marcas no ambiente online. Se, antigamente, o marketing digital era visto apenas com uma função das agências de comunicação tradicionais, hoje em dia existem empresas dedicadas exclusivamente a ele.
Mas o que fazem agências unicamente digitais? Entre as várias ações sob responsabilidade desse tipo de empresa, está, em primeiro lugar, o planejamento estratégico. Elas são responsáveis pela elaboração das estratégias a serem tomadas a fim de alcançar um determinado objetivo, como um aumento das vendas ou um maior alcance do público-alvo.
É de responsabilidade desse tipo de agência, também, a produção de conteúdo para o site ou para o blog da marca. Hoje em dia, esse tipo de ação é fundamental para um bom posicionamento nos mecanismos de busca, o que demanda a produção de artigos e posts qualificados e otimizados para os padrões do Google.
Além disso, uma boa agência de marketing digital escolhe as ferramentas ideais para o tipo de negócio de seus clientes. Isso porque as necessidades de grandes e pequenas empresas são muito distintas, o que faz com que seja necessário entender melhor o perfil e a disponibilidade de recursos de cada uma.
Por fim, as boas agências digitais sabem analisar com clareza as tendências do mercado, antecipando as constantes transformações do ambiente digital e oferecendo para seus clientes as oportunidades mais vantajosas. Isso sem contar, é claro, a mensuração e a análise dos resultados obtidos por cada campanha lançada. Apenas dessa forma é possível realizar o fechamento do ciclo de um bom planejamento.
O funcionamento de uma agência de marketing na era digital
As boas agências digitais contam com um funcionamento bastante organizado e específico, separado em setores que, muitas vezes, podem ser comuns a outras agências. São eles:
Atendimento
O primeiro contato de um cliente com a agência de marketing digital é o atendimento. Esse setor é o responsável por coletar os dados do possível cliente e negociar a venda. Após essas tarefas, o atendimento passa o briefing para o setor de planejamento.
Além disso, os profissionais de atendimento também são responsáveis pela captação de novos clientes e pela manutenção e fidelização dos antigos.
Planejamento
Com o briefing elaborado, a equipe de planejamento passa a produzir as estratégias do projeto em questão, sempre levando em consideração as características específicas de cada cliente. É aqui que são definidos os passos e ações que serão executados para alcançar o objetivo final.
Caso o cliente seja uma empresa nova e sem presença digital, o planejamento também ajuda na elaboração do esboço do site para sua posterior programação e lançamento.
Criação e produção
É nesse setor que a mágica acontece. Os profissionais de criação e produção são responsáveis por colocar em prática tudo aquilo que foi preconizado pela seção de planejamento, atuando nas mais diversas frentes:
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SEO/SEM: boas agências de marketing digital dedicam tempo para cuidar das otimizações dos mecanismos de busca de seus clientes. É nessa etapa que são definidas as palavras-chave a serem utilizadas nas campanhas e a otimização do conteúdo já existente, visando sempre ao melhor posicionamento no Google e outros mecanismos de busca;
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Marketing de conteúdo: o setor de produção de conteúdo é também um dos mais importantes de uma agência digital. São os responsáveis por alimentar o site da empresa, gerando conteúdo para blog e para as mídias sociais;
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Social media: o setor de social media possui profissionais que cuidam e alimentam as redes sociais de seus clientes. Hoje em dia esses meios de divulgação são essenciais para boas estratégias de divulgação online;
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Links patrocinados: a etapa do patrocínio de links é fundamental, pois almeja gerar um tráfego de qualidade para o site. Aqui, são definidas estratégias de divulgação para o público-alvo utilizando-se do alcance aumentado dos links patrocinados;
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E-mail marketing: o e-mail marketing é outro aspecto fundamental para a expansão do alcance do público. Montagem, manutenção e alimentação de um mailing bem estruturado são funções importantes dos profissionais responsáveis por essa etapa.
Análise de resultados
Outro ponto essencial de uma boa agência de marketing é a análise detalhada e constante dos resultados obtidos pelas campanhas. É indispensável conhecer melhor os públicos para implementar, sempre, as estratégias mais adequadas a cada um.
Franquias de Marketing na era digital
Como você pôde ver, o trabalho de uma agência de marketing digital na era digital é bastante complexo, envolvendo várias etapas e profissionais.
Se você pretende oferecer soluções digitais aos seus clientes, pense em fazê-lo com o menor custo possível. Terceirizar os Serviços Digitais é uma ótima opção, pois não será necessário expandir a estrutura da agência, por exemplo.
Pensando nesse cenário de exaltação do marketing na era digital, convém analisar a hipótese de investir em uma franquia de marketing desse tipo. Assim, você conseguirá se manter atualizado no mercado e contar com a experiência de uma empresa presente há anos no mercado mundial.
Seja estratégico, conecte-se.