Você já ouviu falar no Marketing de Emboscada?
Caso já tenha ouvido, sabe o que esta estratégia tem a oferecer?
Ou então simplesmente se afasta por julgar ser esta uma prática errada? Atrativa para negócios de pequeno, médio e grande porte, você precisa saber mais!
Ao longo deste post, além de conhecer a definição e o conceito de Marketing de Emboscada, você poderá conferir exemplos históricos de sua aplicação.
Continue lendo e saiba o que as empresas têm feito para pegar carona no sucesso de suas concorrentes. Saiba ainda quais as possíveis punições a este tipo de prática!
O que é Marketing de Emboscada?
Pois bem, “pegar carona em um grande evento ou acontecimento”, essa é a definição mais simples e clássica que você encontrará sobre o Marketing de Emboscada.
O objetivo aqui é promover a marca através de estratégias que enganam aos organizadores enquanto, ao mesmo tempo, atraem e prendem a atenção do público. E vale lembrar que muitas vezes as mensagens utilizadas são subliminares, passando despercebidas a todos.
No que diz respeito a aplicação, o Marketing de Emboscada é perfeito para eventos esportivos, comemorações oficiais em cidades pequenas ou grandes, entre outros.
Geralmente, há um patrocinador oficial para este evento, entretanto seus concorrentes diretos e indiretos abusam dessas estratégias de marketing justamente a fim de ter também o seu lugar ao sol.
Para que você entenda melhor o Marketing de Emboscada, conheça a seguir a sua subdivisão:
Marketing de Emboscada por Associação
Este primeiro grupo de Marketing de Emboscada procura fazer com que as pessoas, ou seja, o seu público em geral, acreditem que a sua marca também é uma patrocinadora ou organizadora do evento.
Quer um exemplo bem simples?
Imagine que a sua cidade tem uma festa anual do peão, que recebe muitos turistas e que determinadas empresas a estão patrocinando oficialmente.
O seu negócio, entretanto, não faz parte deste grupo. Ainda assim, você faz uma publicação nas suas mídias dizendo:
“Aproveitando a festa do peão por aqui e não sabe onde ter um almoço? Venha desfrutar de nossos pratos típicos...” e acrescenta a essa postagem a marca oficial da festa.
Automaticamente, aqueles que tiverem acesso ao seu anúncio entenderão que seu restaurante ou lanchonete também faz parte do time de patrocinadores do evento, certo? Isso é Marketing de Emboscada por Associação.
Marketing de Emboscada por Intrusão
O segundo grupo, por sua vez, é sobre o Marketing de Emboscada por Intrusão, algo ainda mais agressivo de se fazer.
Uma vez que essa estratégia requer uma presença no local do evento, também exige maiores cuidados já que a empresa pode ser mais facilmente punida.
Ainda pensando no mesmo exemplo anterior, imagine que esta festa local está sendo patrocinada por determinada marca de cerveja. Entretanto, outras de suas concorrentes decidem investir neste tipo de marketing.
Uma marca em específico poderia planejar uma ação próxima à entrada do evento em que as cervejas fossem comercializadas a preços mais baixos. Ou ainda em que os compradores ganhariam algum adorno especial, como um adesivo ou um pingente, para usar na festa.
O Marketing de Emboscada por Intrusão ou Intromissão é ainda mais perigoso de se por em prática, exigindo inúmeros cuidados para que a empresa não venha a sofrer com penalizações.
Exemplos de Marketing de Emboscada
Anteriormente já foram mencionados alguns exemplos bem simples de Marketing de Emboscada, mas ainda assim vale ver alguns outros casos.
Usar a marca oficial do evento como parte de um anúncio ou propaganda da sua empresa é típico e vale a pena dependendo dos seus objetivos de curto a médio prazo já que há um risco por trás dessa utilização.
Marcar presença próximo aos eventos sem fazer parte de sua organização e patrocínio oficial é outro exemplo que pode ser usado como estratégia. Entretanto, é sempre bom saber como está a fiscalização a fim de avaliar se esta é realmente uma alternativa que vale a pena.
Na criação de sites, o Marketing de Emboscada também é bem-vindo. Uma vez que este tipo de estratégia utiliza-se de uma informação oficial para atrair acessos, dentro da página o seu internauta poderá ter o interesse despertado por inúmeros outros atrativos.
Trabalhar bem o seu espaço interno, investir em SEO e ter um bom conteúdo para oferecer ao visitante são as regras básicas para mantê-lo. E, se ele ficar e gostar do que está vendo, as chances de converter e posteriormente comprar ou contratar algo são grandes e reais!
Ou seja, apesar de não ser muito falado ou conhecido, o Marketing de Emboscada aplicado a criação de sites e a sua administração consiste em uma grande oportunidade e real para o crescimento.
Lembrando que é importante traçar essa estratégia junto a quem entende do assunto para evitar problemas de cunho maior. Caso você não consiga ou não queira fazer um site sozinho, considere contratar um freelancer.
Fique atento: Punições ao Marketing de Emboscada
Por fim, vale citar que a prática do Marketing de Emboscada não está certa e que, justamente por isso, ela está prevista em alguns códigos e Leis sendo, portanto, passível de punição.
Principalmente no meio esportivo, onde este tipo de estratégia é muito utilizada, graças à tamanha visibilidade dos campeonatos e copas, há regras claras e bem específicas para que todos saibam exatamente os riscos de se investir nesta estratégia.
Em 2014, na Copa do Brasil, havia a Lei Geral da Copa em que estavam previstas multas e até mesmo detenções, variando de 3 meses a 1 ano, a todos que se utilizassem indevidamente do logo do evento ou que se fizessem presentes as portas dos estádios sem ser um patrocinador.
Marketing de Emboscada sem correr os riscos, é possível?
“Mas, como investir em Marketing de Emboscada sem correr os riscos descritos?”, você deve estar se perguntando.
O primeiro passo é trabalhar com quem entende dessa estratégia e que pode colocar o seu negócio em destaque nesses meios.
Busque uma empresa para ajudar a sua empresa a crescer utilizando das estratégias certas em Marketing de Emboscada. A fim de lhe trazer mais visibilidade e oportunidades de crescimento, não deixe para amanhã sua chance de se destacar.
Aprendeu o que é Marketing de Emboscada? Então seja estratégico, conecte-se.