Olhe ao seu redor e veja quantas pessoas estão conectadas através de um visor. Seja pelo celular, pelo computador ou notebook, todos estão de alguma forma online. Afinal, esta é com certeza a Era Digital!
Nesse contexto entender o Marketing de Busca é uma das bases para os empreendedores que desejam ver seus negócios crescerem. É este o seu caso, certo?
O Marketing Digital já foi mais do que comprovado como de resultado na hora de empreender pelos meios virtuais. Repleto de ramificações, agora é hora de desmistificar os segredos por trás de um bom posicionamento nos resultados de pesquisa.
- Quer rankear e aparecer entre as primeiras opções orgânicas ― não pagas ― do Google?
- Precisa melhorar o número de acessos do seu site a fim de expandir suas vendas e contratações?
Você está no lugar certo! Por isso, continue acompanhando esse post!
O que é Marketing de Busca?
Muito falado, se você ainda não sabe ao certo o que significa Marketing de Busca entenda tudo sobre o tema aqui.
Mais conhecido através de sua sigla de origem inglesa, “SEM” que significa “Search Engine Marketing” esta é uma importante estratégia.
O Marketing de Busca tem por principal objetivo fazer com que seu site e sua página venham a ranquear nos mecanismos “de busca”.
A tão sonhada boa colocação no Google sem pagar, por exemplo, é um dos bons frutos dessa estratégia. Que, vale dizer, deve ser bem estruturada para dar certo.
Além do Google, outros buscadores que devem ser considerados no planejamento e na criação dessas estratégias são: o Yahoo e o Bing.
Também vale a pena usar o Marketing de Busca para melhorar o seu posicionamento em comparadores de preço. Alguns dos principais entre eles são o Buscapé, o Shopping Uol e o próprio Google Shopping.
SEM e SEO: Bases para o sucesso em Marketing Digital!
É claro que agora você já sabe o significado de SEM, que em resumo é justamente “Marketing de Busca”, tema principal deste artigo. Mas, você já ouviu falar em SEO, outra importante sigla dentro do Marketing Digital?
SEO, por sua vez, é a abreviatura de “Search Engine Optimization”. Ou, como é traduzido, Otimização de Sites.
Seu objetivo é melhorar o número de acessos em cada página através de estratégias que posteriormente podem ser mensuradas e melhoradas.
Dentro do Marketing Digital, tanto SEM quanto SEO, são ferramentas imprescindíveis para se alcançar o sucesso!
Portanto, se sua empresa ainda não utiliza desses recursos, é claro que seu site está perdendo espaço e, consequentemente, clientes também.
É hora de conhecer mais sobre tais estratégias para passar a aplicá-las dentro do seu negócio!
Dicas e passos sobre como fazer SEM e SEO
Tenha uma Presença Digital
A base do marketing de busca é você ter uma presença digital e para isso a criação de um site, blog, loja virtual ou portal é fundamental, ou seja, tudo começa por aqui!
Otimize todo o seu site para SEO
A segunda dica para quem deseja começar com o Marketing de Busca é investir em SEO.
Afinal, a otimização de sites é determinante para aqueles que esperam estar entre os primeiros resultados orgânicos.
E como são muitas as estratégias a se explorar em SEO, vale conferir as dicas abaixo em detalhes.
Use Title Tag
Uma das regras simples em SEO para otimizar a página é subdividi-la em Titles Tags (H1, H2, H3 e etc). Esses “subtítulos” facilitam a leitura ao cortá-la e resumi-la, semelhante a um jornal em que você lê primeiro as manchetes.
Se a Title Tag for atrativa, com certeza seu leitor se manterá mais tempo online.
E com isso as chances de convertê-lo e até mesmo de fidelizá-lo são muito maiores.
Que tal uma URL mais amigável?
Outra medida simples e que tem muito resultado perante os mecanismos de busca é criar sempre uma URL amigável para o conteúdo. Mas, o que quer dizer isso?
Sempre que uma página é criada, automaticamente cria-se também um endereço eletrônico. E esse endereço sempre tem vários códigos, números e letras que não fazem sentido.
Melhore seus resultados editando essa URL e tornando-a mais visível aos buscadores.
- Um bom exemplo de URL amigável: "www.seu-site.com.br/venda-de-camisa"
- Um bom exemplo de URL não amigável: "www.seu-site.com.br/venda-produto-1234X"
Percebeu a diferença?
Invista em Alt text nas imagens
Outra forma de colocar em ação as estratégias do Marketing de Busca é usando o Alt text nas imagens. Afinal, não só de textos se fará uma publicação, não é mesmo?
Desta forma, sempre renomeie as fotos, infográficos e outras imagens para usar esses títulos a favor da sua página.
Procure ainda usar a palavra-chave nessas imagens, pois os buscadores indexaram melhor seu texto e lhe darão uma maior relevância. E é isso que você precisa!
Sempre use as palavras-chaves certas nos seus conteúdos
E por falar em palavra-chave, é claro que você já sabe que ela é de fundamental importância no Marketing Digital, certo?
Especificando de que trata o conteúdo que passa a ser apresentado a públicos mais específicos, é preciso pesquisar antes de fazer essa definição.
Uma dica muito importante nesse contexto é o investimento em palavra-chave de cauda longa. Delimitando melhor seu público, esse tipo de uso tem melhores resultados.
Nunca use o “Black hat”
Rankear nas páginas de pesquisa dos principais mecanismos de busca é um sonho comum a muitos empreendedores. Entretanto, jamais use estratégias erradas, as famosas e más Black hat, que tentam burlar os robôs responsáveis por essa determinação.
Mesmo que momentaneamente seja gerado algum tipo de sucesso, uma vez descoberta a má conduta, o fracasso é certo.
É melhor ir com calma, aos poucos e muito mais longe, por isso opte sempre pelas estratégias que são conhecidas e aconselhadas.
Acrescente sempre um CTA ao fim
Depois de fazer um incrível trabalho para publicar diretamente ao seu público, seja um artigo ou um formulário, por exemplo, acrescente o CTA.
O “call to action” direciona o leitor para o próximo passo que pode tanto ser sua inscrição quanto a solicitação de uma compra.
Deixar de acrescentar o CTA é um drástico erro. Visto que muitas pessoas não seguem pelo funil de vendas apenas por não saberem agir sozinhas ao término da leitura, invista aqui!
Trabalhe bem sua Meta Description
A Meta Description é um pequeno resumo sobre o seu conteúdo que será apresentado na página do buscador. Também costuma ser o material vinculado como isca nas redes sociais.
Esse resumo precisa ser atraente e instigante. Após sua leitura, a pessoa do outro lado da tela deve ter a necessidade de explorar todo o conteúdo.
Quanto maior o número de acessos, melhor a avaliação da sua Meta Description.
Mensure constantemente todos os dados
Dica imprescindível e aplicável a todos os momentos dentro do Marketing Digital, lembre-se que mensurar resultados e dados é a chave para o crescimento. Afinal, nestes momentos surgem oportunidades de consertar erros e falhas, além de melhorar o que já está bom.
Trabalhe com ferramentas e recursos que ofereçam sempre a chance de conferir números!
Beneficie o seu lead
Por fim, vale uma dica para otimizar seu Marketing de Busca e ainda melhorar a sua imagem no mercado: Sempre procure beneficiar o lead. Seja lhe passando uma informação correta, seja oferecendo opções sobre determinado assunto que lhe seja pertinente.
Nunca considere a pessoa do outro lado da tela como um número, pois isso já é sabido que não dá resultados. Por outro lado, dedique-se a conhecer as necessidades do lead e lhe ofereça possíveis soluções.
Como você pode ver, o Marketing de Busca é tanto uma obrigação quanto uma oportunidade.
Por isso, seja para empreendimentos físicos ou virtuais, preocupar-se com o assunto é inevitável. Afinal, para se manter firme no mercado é necessário ficar de olho em seus avanços a fim de criar novas estratégias, não é mesmo?
Seja estratégico, conecte-se.