A internet foi uma revolução sem volta. As pessoas a descobriram e passaram a fazer tudo através dela:
- estudar;
- pesquisar;
- conversar… e comprar.
Por isso, o e-commerce nasceu e cresceu mais e mais.
Hoje em dia, mais da metade da população brasileira tem acesso à internet, e dentre esses, a maioria faz ou já fez compras online regularmente.
De todos os segmentos, o da moda é o que mais cresce, com uma fatia de 15% do total.
E sabe qual setor, dentro deste, faz mais sucesso ainda? O infantil!
Criar uma loja virtual de roupa infantil é uma ideia promissora, com grandes chances de sucesso se levada do jeito certo.
Os jovens entram cedo no mundo digital, e são influenciados com estilos que veem por aqui, na televisão, no cinema e no próprio dia a dia, seja na escola ou em casa.
Ou seja, ao contrário do que algumas pessoas acreditam, as crianças já têm alguma noção do que querem vestir.
Portanto, os pais procuram por variedade, já que querem roupas funcionais e de qualidade que sejam do gosto dos pequenos.
Quanto custa montar uma loja virtual de roupa infantil?
Os preços variam de acordo com quantos serviços estão atrelados à loja, e, claro, da qualidade deles.
Há opções gratuitas no mercado, mas que possuem uma série de limites.
Neles, você teria que ter uma noção razoável de design e da plataforma em questão, já que praticamente toda a responsabilidade de desenvolvimento da loja seria sua.
Também é muito comum que as plataformas gratuitas possuam limites diversos, como de templates ou de capacidade interna.
Elas são conhecidas como “open source”, e o preço nulo ou reduzido vem justamente do fato de serem grandes servidores que abrigam centenas ou milhares de lojas simultaneamente.
Há também as opções de contratar um programador para criar a loja virtual de roupa infantil do zero, ou mesmo de aprender a fazer isso você mesmo.
Um bom programador vai cobrar algo entre R$50 a R$100 por hora, o que pode sair bem caro.
Aprender tudo do início também exigiria investimentos em um tutor ou escolas de programação, e levaria meses, até anos em alguns casos para que você estivesse pronto para a tarefa de criar um site totalmente sozinho.
Qual a opção mais recomendada para criar uma loja virtual de roupa infantil?
De todas, a melhor escolha costuma ser a de lojas virtuais desenvolvidas por empresas especializadas.
Há planos diferentes para cada necessidade, pagos mensalmente.
Além do mais, a loja é postada rapidamente depois de seu desenvolvimento, sem necessidade de perder tempo.
Para quem pode e quer investir muito, a opção mais cara do mercado é aquela feita completamente sob medida.
Como diria Tostines: "Vende mais porque é fresquinho ou é fresquinho porque vende mais"?
7 dicas para fazer sucesso com uma loja virtual de roupa infantil
Ao montar uma loja virtual de roupa infantil, é preciso ficar atento aos detalhes da área, mas sem esquecer de que se trata de um empreendimento como qualquer outro.
Ou seja, há coisas que só funcionam no segmento, e outras coisas que tratam de noções empresariais mais amplas (e inevitáveis). Confira nossas dicas:
1. Analise o mercado
Não esqueça de dar uma olhada “ao redor” antes de dar o primeiro passo.
Confira seus concorrentes, quais seus acertos e erros, o que está em alta e quão rapidamente a moda infantil gira - é uma velocidade diferente de outros segmentos de moda.
Veja também as melhores opções de fornecedores.
2. Conheça seu público
Ainda que os pais sejam os compradores, as crianças são os usuários.
Para chamar a atenção delas, você deve estar atento ao que está fazendo sucesso no mundo infantil, o que inclui também TV, cinema, jogos e até música.
Procure vender algumas peças que apelem para o momento.
Além delas, porém, você também deve ter uma seleção que seja não só atraente, mas prática.
Os pais e avós vão agradar os filhos e netos, mas também vão procurar por algo que seja útil.
Conhecer o público é fundamental.
3. Capriche nas imagens
As imagens em uma loja virtual de roupa infantil são grande parte da razão de compra.
Se puder, poste fotos das roupas com modelos, dos mais diversos ângulos e com a melhor qualidade possível.
Lembre-se que o seu consumidor não poderá pegar e sentir os detalhes, então chamar a atenção com as imagens é fundamental.
4. Escolha os melhores canais de divulgação
Você vai precisar divulgar sua loja, é claro.
Ter redes sociais atreladas ao site é essencial, mas além disso, neste caso também é interessante procurar nichos para divulgar mais seus produtos.
Anúncios pagos no Facebook, em grupos selecionados, AdWords e outras alternativas do tipo são ideais.
Aposte no marketing digital segmentado!
5. Foque na gestão e na logística da empresa
Se você puder se preocupar menos com a loja virtual em si (no sentido técnico), você terá mais tempo para lidar com o empreendimento.
Isso é fundamental, já que um dos erros mais comuns entre empreendedores é se perder na gestão dos negócios.
Mantenha-se concentrado no trato com fornecedores e compradores e não deixe a peteca cair no caminho.
6. Ofereça opções de pagamento
Algumas lojas virtuais não oferecem uma boa variedade de opções de pagamento, e isso as faz perderem inúmeros clientes.
Garanta que os seus possam pagar com diversos cartões ou boletos.
E se você está começando não tente fazer tudo sozinho, uma boa parceria é o PagSeguro, presente em mais de 80% das Lojas Virtuais brasileiras.
7. Pense em promoções
Aproveite datas comemorativas (como, claro, o Dia das Crianças, Black Friday) e desenvolva algumas ofertas e promoções.
Atrair uma fatia do público nesses momentos vai auxiliar a mantê-los no resto do ano.
Escolha bem e vá em frente!
No fim das contas, para criar uma loja virtual de roupa infantil, você pode estudar muito e fazer a sua do zero... ou pode contratar uma empresa e não se preocupar mais com isso.
Seja estratégico, conecte-se.