Loja virtual de maquiagem

Loja virtual de maquiagem

Por Comunicação Liguesite. Tempo estimado de leitura: 11 minutos.

Se você está pensando em lançar uma loja virtual de maquiagem, parabéns! Você está no caminho certo, principalmente se é apaixonada pelo tema.

Não há nada melhor que estruturar um negócio que reflita o seu estilo de vida, suas aspirações e seus interesses.

Dizem as más línguas que os produtos de beleza e perfumaria são supérfluos e, por isso, saem dos carrinhos de compra em tempos de crise. Não é, todavia, o que dizem os fatos, aqueles contra os quais não há argumentos.

Somente em 2016, chegaram ao mercado de maquiagem 2 milhões de novas consumidoras, sendo que 61% delas na faixa dos 19 a 25 anos. Ou seja, são clientes para muitos anos.

Ao mesmo tempo, o segmento de e-commerce não para de crescer, fazendo vista grossa para a crise econômica que atinge o Brasil desde 2015.

Dentro de setor, o segmento de saúde, cosméticos e perfumaria responde por 12,2% do volume de vendas, estando em segundo lugar. Em faturamento, ocupa a sétima colocação, com 4,8%.

Se você ainda tem dúvida de que sua loja virtual de maquiagem pode ser um sucesso de vendas, saiba que o e-commerce movimentou em 2016 R$ 44,4 bilhões.

A previsão para 2017 é de um faturamento de R$ 49,7 bilhões.

Isso quer dizer que ao montar sua loja virtual de maquiagem, você estará entrando num mercado em expansão, que é o do e-commerce.

Estará competindo por um montante em vendas de R$ 2,24 bilhões, que é a fatia que pertence ao setor de saúde, cosméticos e perfumaria nas vendas pela internet.

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O primeiro passo é estratégico

Os números abordados sugerem que há uma grande oportunidade de lucrar com sua loja virtual de maquiagem. No entanto, esses são dados generalistas, que apenas indicam que há uma oportunidade.

É preciso que nos aprofundemos um pouco para saber onde ela está de verdade. Estamos falando de um mercado que movimenta bilhões, mas que é, também, um dos mais explorados da internet.

Isso significa que entrar no mercado de venda de maquiagem online implica se deparar com uma enorme concorrência muito bem estruturada, experiente e com marcas consolidadas.

Bater de frente com as grandes lojas de maquiagem e cosméticos online é entrar numa briga perdida, exceto que você tenha muito dinheiro para investir na criação de uma marca forte, o que implica em muita propaganda e um marketing extremamente caro e agressivo.

Qual é, então, o caminho a ser seguido?

Desde o princípio, a internet é o espaço certo para quem deseja segmentar. Procure um nicho de consumo e estruture totalmente sua loja virtual de maquiagem em torno desse nicho.

Essa é uma decisão importante por duas razões:

1 - Posicionamento

Definir um público específico ajudará você a se posicionar.

Fica mais fácil de fazer com que seu negócio seja reconhecido.

A sua loja virtual de maquiagem será, por exemplo, uma loja virtual especializada em ajudar um determinado tipo de mulher a ficar mais bonita dentro do seu próprio estilo.

2 - Custo / preço

Em vez de apostar na quantidade de produtos, você investirá na segmentação.

O importante não é ter muitos produtos, mas ter todos os produtos certos para a cliente que você escolheu para chamar de sua.

Isso significa maior poder de barganha com fornecedores, já que você vai encomendar maior quantidade de menos produtos.

Marketing digital - Dicas para montar uma loja virtual de maquiagem

Se você decidiu investir em uma loja virtual de maquiagem e veio até aqui, seja bem-vinda(o) ao marketing digital.

Não existe negócio online sem marketing digital. Pode-se até dizer que tudo que se faz online pensando em vender algo para alguém é marketing digital.

Não se assuste com a quantidade de dicas que vamos relacionar abaixo porque você terá ajuda. É só para ter ciência de algumas coisas que você vai precisar fazer.

Crie uma loja virtual

É o ambiente onde você irá expor seus produtos e submeter seus clientes ao processo que vai da descoberta à confirmação da compra e pagamento.

Crie uma loja virtual responsiva

A sua loja virtual de maquiagem deve ser responsiva. Isso significa que ela precisa ser otimizada para qualquer tipo de tela, seja desktop, tablet ou celular.

Atenção à navegabilidade

Você precisará planejar muito bem o seu espaço.

A loja deve ser organizada de uma forma que facilite a navegação do cliente, que ele possa encontrar facilmente o que procura. Isso implica dividir os produtos em seções.

Um bom caminho é fazer benchmarking das melhores lojas do ramo, ver como elas estruturaram suas páginas e categorias de produto e, se não copiar, se inspirar nelas.

Faça SEO do seu site

SEO é o conjunto de técnicas cuja finalidade é fazer com que seu site esteja mais visível nos mecanismos de busca da internet.

Anuncie

A forma mais fácil de ser encontrada ainda é anunciar.

Na internet, os melhores caminhos são o Google Adwords e o Facebook Ads.

É a melhor forma de atrair tráfego para a sua loja.

Dê preferência a campanhas de remarketing

Já viu aqueles anúncios que ficam seguindo você em alguns sites e no Facebook?

Isso é remarketing, um tipo de anúncio que segue o cliente que criou a sua loja para lembrá-lo do desejo que ele tem daquele produto.

Você pode segmentar as pessoas que visitaram a loja e criar campanhas específicas para cada segmento.

É melhor tática da internet.

Atraia clientes através do marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma ferramenta de longo prazo, que depende do SEO, assim como os próprios anúncios.

Consiste em criar um blog e produzir conteúdo relevante sobre temas relacionados ao que você vende.

O ideal é que você se torne uma autoridade no assunto, faça com que as pessoas te sigam e se tornem clientes.

Esse conteúdo pode ser em texto, foto e/ou vídeo, podendo ser divulgado nas suas redes sociais.

Crie páginas nas redes sociais

Faça um estudo para ver quais redes sociais as suas clientes-alvo frequentam.

Facebook e Instagram são campeões. Logo, crie uma página de sua loja nessas mídias.

No seu caso, abuse das imagens na chamada para o conteúdo do seu blog.

Relacione-se diariamente com seu público para que sua loja virtual de maquiagem não seja esquecida.

Controle seus canais de comunicação e responda seus clientes

Não basta ter canais de comunicação com as clientes.

Você deve estimulá-las a interagir e responder às perguntas e ponderações. Deve haver um controle permanente desses canais.

Mais dicas

Como já falamos em marketing virtual, vamos falar especificamente do seu negócio, que é a loja virtual de maquiagem.

A principal delas já foi falada com destaque, que é buscar um nicho e estruturar o negócio com base nas pessoas que você pretende atender.

Vamos a mais algumas:

Cuidado com a gestão de estoques

Primeiramente, estruture e organize bem o espaço de uma forma que você possa encontrar facilmente os produtos.

Algumas embalagens são pequenas e podem desaparecer no estoque se ele não for muito bem organizado.

Use um software de controle

Desenvolva ou compre um software para controlar as entradas e saídas de estoque, daquele tipo que quando a venda é computada o sistema dá baixa automaticamente no estoque.

Invista em informação

Lembre-se de que numa loja virtual não há atendentes, mas a cliente terá dúvidas e perguntas.

É preciso se antecipar a elas e fazer com que todas as dúvidas estejam respondidas com clareza na área exclusiva de cada produto.

Venda o resultado e não o produto

Isso é conceito básico de marketing, mas, em se tratando de uma loja virtual de maquiagem, é muito fácil instrumentalizá-lo.

Você não vai vender batom, mas o efeito que a cliente procura ao usá-lo, certo.

Então abuse da foto de modelos com diferentes tons de pele para mostrar o efeito para que a cliente consiga visualizar o resultado nela mesma.

Se possível, vista as modelos com o conceito de estilo que o produto de maquiagem está vendendo.

Dê uma visão completa à cliente do que ela estará ganhando.

Invista em segurança

Invista em segurança no site e comunique isso aos seus clientes.

Segurança na internet deixou de ser diferencial e se tornou commodities.

Mostrar que você se preocupa e garante a segurança das operações de compra do seu cliente é questão de sobrevivência.

Quanto custa criar uma loja virtual?

Certamente você estava ansiosa para que alguém respondesse a essa pergunta.

A resposta é um pouco ampla, porque há mais de uma forma de você ter o seu site.

Uma delas é usar uma plataforma Open Source, como o Wordpress ou Wix, e desenvolver você mesmo o site.

Nesse caso, não é recomendável, porque você vai precisar de suporte e essas plataformas, embora gratuitas, e por isso mesmo, não oferecem suporte. Ou você entende tudo sobre construir um site, ou terá problemas.

Seja estratégico, conecte-se.

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