As 6 causas de conflito mais comuns entre franqueado e franqueador

franqueado e franqueador quais os principais conflitos

Por Comunicação Liguesite. Tempo estimado de leitura: 8 minutos.

Já é de conhecimento geral que abrir uma franquia é uma opção menos trabalhosa do que iniciar um negócio próprio do zero, pois questões como métodos de operação e contratos com os fornecedores são previamente determinados pelo padrão da marca.

Contudo, isso não significa que o franqueado e franqueador não possam enfrentar problemas ao longo do caminho e que, muitas vezes, surgem devido à falta de alinhamento entre ambos.

Ao falarmos de uma relação de franquia, geralmente, as divergências ocorrem quando a realidade não é mesma apresentada no plano de negócios ou se alguma expectativa é frustrada. Para evitar desgastes e impactos negativos na unidade franqueada, é fundamental que as duas partes trabalhem em conjunto para minimizar eventuais falhas.

Quer se preparar gerenciar a sua franquia sem estresse? Confira, abaixo, quais são as principais razões de conflitos entre franqueado e franqueador!

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1. Fundos de publicidade é uma grande questão entre franqueado e franqueador

O marketing é um dos motivos de desentendimento mais recorrentes em uma relação de franquia. Isso porque a maioria das redes franqueadoras trabalha com um fundo de publicidade, exigindo que o franqueado deposite mensalmente uma quantia estabelecida em contrato para ações da marca.

Porém, tanto na abertura de uma nova unidade quanto alguns meses depois, o franqueado pode achar que as ações publicitárias não são o suficiente para suprir as suas necessidades e cobram da empresa mais atenção para a sua localidade.

Diante dessa situação, é importante conhecer o tamanho da rede. Se estamos falando de uma marca com o máximo de 100 lojas franqueadas, o fundo de publicidade costuma ser pequeno e, consequentemente, as ações não serão voltadas para a TV — lembrando que é um veículo de comunicação caro, por exemplo.

Outro ponto é avaliar o valor arrecadado para os fundos de publicidade e agir com coerência de ambos os lados.

Caso a reclamação esteja relacionada às ações que beneficiam apenas uma região, o ideal é que os franqueadores que estão se sentindo prejudicados contatem o departamento de marketing para mostrar a necessidade e exigir maiores cuidados com a sua área de atuação.

2. Treinamento

Há algumas categorias de negócios que têm uma natureza de processos logísticos mais complexos, necessitando de um criterioso e forte treinamento de corpo de funcionários e de gerência. Não é incomum que essa questão seja negligenciada pelas franqueadoras, resultando em uma enorme dor de cabeça para a empresa e os seus parceiros.

Esse é um fator que deve ser estudado antes de você fechar parceria com uma rede de franquias. Analise que tipo, duração e frequência de treinamento a empresa do seu interesse oferece. O tempo dedicado ao treino deve estar em conformidade com a complexidade do serviço prestado. Para as operações mais trabalhosas, como a de varejo, você e seus funcionários não aprenderão tudo em apenas cinco dias.

3. Distanciamento entre franqueado e franqueador

Muitos franqueadores se queixam pelo fato de no início das suas atividades estarem cercados de cuidados por todos os lados, mas basta passar alguns meses para que a franqueadora vá se distanciando e a atenção dada inicialmente já não é a mesma. A verdade é que depois de toda a euforia de colocar para funcionar uma nova unidade, a rede naturalmente volta ao seu posto de gerenciamento.

Porém, se você se sentir ‘’sem chão’’ e não tiver nenhum auxílio para cumprir com o seu serviço no dia a dia, não hesite em recorrer ao seu contrato e verificar quais são os suportes que a empresa deve fornecer. Caso esses pontos não estejam sendo cumpridos, entre em contato com a franquia e exponha o seu lado, a fim de solucionar essa falha.

4. Falta de comunicação

Normalmente, a comunicação em rede é uma ação complexa, visto que nem sempre é possível garantir que todos recebem a informação a interpretam da mesma forma. O bom entendimento das mensagens transmitidas é crucial para que as ações colocadas em prática sejam bem-sucedidas.

Nesse sentido, se você tem dificuldades para compreender o conteúdo das informações passadas pela franqueadora e nota esse mesmo problema com os demais franqueados, vale uma reunião com os gestores da empresa para colocar em evidência esses defeitos e sugerir mudanças, como na adequação da língua, adoção de canais específicos para emissão das mensagens e regularidade do contato.

Lembre-se a melhor opção é sempre o dialogo.

5. Mais de um franqueado na mesma localidade

Um novo franqueado da mesma rede se instalou próximo da sua unidade, e agora, como proceder? Isso pode gerar muita confusão entre franqueados e franqueadores, mas a resposta desse impasse encontra-se no seu contrato, mais especificamente na cláusula que fala sobre exclusividade da área da franquia. A maioria dos contratos estabelece apenas um acordo de preferência, e não de exclusividade.

Isso quer dizer que, em caso de preferência, se a franqueadora receber outra proposta de abertura em um local que já conta com uma loja ativa, ela oferece ao seu franqueado a opção de abrir mais uma unidade — se ele não quiser, o ponto será vendido a outro interessado.

 A única forma de evitar esse conflito é estudando o seu contrato antes de assiná-lo e lendo com atenção o que diz a cláusula de exclusividade da empresa.

6. Decepção com expectativa X realidade

Possivelmente, uma das maiores causas de tensão na relação de franquias é a diferença entre o que é projetado e o que os números mostram na realidade. Ao se deparar com esse fato, muitas pessoas podem se sentir frustradas ou, até mesmo, enganadas.

Antes de qualquer coisa, é preciso esclarecer que apesar das facilidades em comparação ao negócio convencional, abrir uma franquia não é garantia de sucesso. Portanto, é preciso que além de cobrar o suporte necessário para o seu crescimento, o franqueado também se dedique em fazer a unidade prosperar. Por isso, crie o hábito de acompanhar o seu desempenho mensal e estabelecer objetivos que superem as metas definidas pela rede.

Sem falar que é muito recomendado pesquisar com antecedência quais são os riscos que o negócio pode oferecer, o que evita uma decepção profissional e prejuízo financeiro.

Os conflitos entre franqueado e franqueador podem existir, pois trata-se de uma relação que envolve pessoas e negócios. Nesse cenário, o diálogo deve ser a primeira alternativa para alcançar uma solução benéfica para todos. Em último caso, a parte lesada pode exigir o cumprimento dos seus direitos por meio jurídico.

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