Vender pela internet é a forma que algumas empresas encontram para expandir seus negócios e aumentar o volume das vendas. Outras, por sua vez, já nascem on-line, o que pode (ou não) implicar em uma estrutura física, envolvendo logística de estoque, armazenagem, controle de tráfego de mercadorias, expedição e entrega.
Nesse sentido, algumas empresas se estabelecem como meros marketplaces, realizando o serviço de venda para outras empresas. Há, inclusive, franquias que funcionam dessa forma.
Enfim, falar em e-commerce é tratar de um universo bastante difuso, em expansão e cheio de oportunidades. Então, se você quer entender melhor como vender pela internet, confira neste post tudo que você precisa saber sobre vendas online!
Como vender pela internet
O primeiro passo é entender o seu negócio, sabendo, dentre outras coisas:
- qual é a sua capacidade de investimento e o retorno esperado;
- como conjugar as variáveis volume e tempo;
- qual é o investimento necessário para iniciar o negócio e ter o capital de giro necessário;
- qual é a estrutura exigida e como ela atenderá aos objetivos do negócio.
Se você tem uma loja física e deseja ser encontrado na internet, o negócio é bastante simples. Sua empresa já deve ter uma identidade visual, um portfólio de produtos e uma política de preços e comunicação, então, contrate uma agência digital para construir uma loja virtual, respeitando a identidade visual da marca, e montar a logística de entrega.
Caso você esteja iniciando agora e queira ter um negócio totalmente on-line, um dos caminhos é pensar em fazer parte de uma rede de franquias. Afinal, o custo com planejamento e riscos é bem mais baixo do que o de partir para uma iniciativa própria.
Se você já presta um serviço, é profissional liberal ou pensa em ter um canal de vendas na internet, o caminho é criar um site profissional (de preferência, com uma agência digital). Conte a sua história, fale dos seus produtos e adote as melhores estratégias em marketing digital — como os anúncios do Google, a presença nas redes sociais e uma política de marketing de conteúdo.
Enfim, a resposta a “como vender pela internet?” deve ser obtida com tranquilidade e precisão, com pesquisa e consulta a todas as formas disponíveis, além de procurar saber quem pode ajudar nessa missão.
Há, todavia, alguns mandamentos a serem seguidos, não importa qual o caminho que o seu negócio lhe indique. Vejamos, então, quais são eles:
Planejamento de como vender pela internet
Antes de qualquer coisa, é preciso que você tenha, muito claro e documentado, no seu planejamento:
- a razão pela qual você pretende abrir um e-commerce;
- o público que você pretende atingir (quais são suas características geográficas, psicográficas, hábitos de compra e tamanho desse público?);
- quem são, onde estão e quais são as políticas dos seus concorrentes diretos e indiretos;
- os objetivos que pretende atingir (volume de vendas, faturamento, lucro, participação de mercado);
- o investimento inicial;
- a previsão de custos;
- a previsão de despesas e receitas;
- a previsão para o retorno do investimento.
De fato, essa é a fase mais difícil. Assim que a situação estiver bem esclarecida, e que você puder dizer claramente quais são os requisitos para o seu projeto, poderá ir para as próximas fases.
Como vender pela internet sem criar um site
Acredite existem pessoas que vendem apenas com uma página no Facebook, ou com postagens no Instagram, mas isso não gera credibilidade, e por conta das fraldes é importante você pensar em algo a mais.
Se você vai montar uma loja virtual ou criar um site comercial, não importa: para vender pela internet, seja profissional, veja as dicas:
Contrate uma agência que possa lhe orientar em todos os passos para a construção de uma estratégia digital, principalmente se tiver que criar a identidade visual da empresa. Esse é um requisito importantíssimo para que as pessoas aprendam a reconhecer sua marca.
Como vender pela internet gerando empatia
O rapport é uma técnica bastante conhecida no setor comercial e tem como função gerar a empatia do seu público para iniciar uma conversa mais profunda. Com isso em mente, procure por parceiros e clientes em comum, e trabalhe um conteúdo que os faça se identificar com o seu empreendimento.
É possível, com isso, chamar a atenção da pessoa e ter mais autoridade para conduzir a aproximação. Se o cliente baixou um conteúdo específico do seu site, por exemplo, você pode entrar em contato com ele falando “Notei que você baixou o nosso material e gostaríamos de lhe ajudar com esse assunto”.
Dessa forma, a empresa atua diretamente no engajamento do consumidor, além de criar um laço de confiança entre as suas partes — fator indispensável para proporcionar mais acessos e conversão de vendas.
Pense no atendimento
Não é só nas lojas físicas que existe atendimento ao cliente. Mesmo sem contato humano, seu público atravessa um processo até concretizar uma compra. Na verdade, esse processo continua após a compra.
Então, desenhe a experiência do seu cliente, ponha-se no lugar dele — viva essa experiência e seja honesto ao avaliá-la.
Tenha um critério de qualificação
Um e-commerce pode qualificar o seu público de diferentes maneiras, como ANUM, BANT e PACT. Seja como for, contudo, o mais indicado é definir um critério que determine um grupo de pessoas ponto para efetuar a compra.
Faça uma análise da sua base de clientes, procurando compreender como foram realizadas as suas melhores vendas, ou as mais rápidas, além de investigar quais motivos foram definitivos para a concretização da compra. Então, replique essas boas práticas.
Crie páginas nas redes sociais
Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn — identifique as redes sociais que melhor harmonizam com seu negócio e estratégia, e crie páginas nelas. Essas páginas são canais avançados de comunicação com seu público, e lhe ajudarão no alcance de suas campanhas para vender pela internet.
Falamos anteriormente, e voltamos a repetir, use as redes sociais em conjunto com sua loja virtual ou site, eles se complementam.
Contrate alguém para fazer o inbound marketing
Esse nome pode ser um pouco assustador, mas não há como vender pela internet sem ele. Grosso modo, o inbound é o conjunto de duas disciplinas: SEO e marketing de conteúdo.
O SEO é o conjunto de técnicas para otimizar o seu site e seus conteúdos perante os mecanismos de busca. É ele que vai fazer com que você seja encontrado mais facilmente na internet, quando as pessoas procurarem algum relacionado ao seu negócio na internet.
Já o marketing de conteúdo é a grande invenção do marketing digital em termos de tática de captação de clientes. Com ele, você disponibiliza conteúdos no site e nas páginas em redes sociais que sejam de interesse do seu público.
Basicamente, estamos falando de um recurso que pode ser usado em todas as fases de um funil de vendas. Afinal, a ferramenta cumpre um papel educativo, que é essencial no pós-venda, já que é uma maneira de ajudar o cliente a usufruir dos serviços ou produtos da melhor forma possível.
Imagine, por exemplo, uma loja de equipamentos fotográficos. Uma das formas de atrair e orientar o consumidor, nesse caso, é produzir e enviar tutoriais de fotografia para que os interessados comprem materiais de nível iniciante.
Como vender pela internet com anúncios
Há várias formas de anunciar para vender pela internet. Você pode recorrer a ferramentas como o Facebook ADS e o Google AdWords — ferramentas de anúncios pagos, mas que você só paga quando há uma ação, impressão ou clique.
Já se tiver bons conhecimentos de marketing estratégico e branding, pense em fazer parcerias com páginas especializadas em temas próximos do seu negócio. Isso, aliás, pode ir além de um simples anúncio.
Se você tem uma linha de cosméticos, por exemplo, pode ser interessante pensar em alguma parceria com um blog reconhecido de beleza.
Como vender pela internet e cuidar com os custos
Muitos negócios naufragam porque os custos não são calculados adequadamente.
É extremamente trabalhoso, mas é preciso tentar calcular minuciosamente os custos de logística, mão de obra, impostos e outras despesas.
Seja minucioso nesse cálculo. Se necessário, peça ajuda profissional.
Prepare-se para controlar e vender mais
O controle começa pela forma como você desenhará o seu funil de vendas, passando pela maneira como você vai estimular o cliente em cada etapa desse funil, e termina no controle, propriamente dito, do processo de vendas.
Para isso, antes de começar, estabeleça metas claras. Use ferramentas que permitam controlar cada uma dessas metas, em tempo real. Inclusive, não faltam ferramentas para isso na internet.
Preocupe-se com segurança
Uma das variáveis que o público considera antes de fazer uma compra pela internet — principalmente em uma loja virtual, onde ele não tem contato humano — é a segurança.
Seus clientes vão se sentir seguros na medida em que o seu site estiver certificado como protegido, que não tenha histórico de entregas canceladas e que tenha uma política de privacidade clara, concisa e declarada.
Não recue — não é tão difícil
Além do que vimos até aqui, há outras variáveis importantes a se considerar em como vender pela internet, como a comunicação, o tom, as cores e o estilo da sua marca — uma série de elementos de marketing que farão a diferença no seu negócio.
Quando as pessoas encaram uma experiência de negócios em toda sua complexidade, podem acabar assustadas. De fato, não é tão simples. Mas com a ajuda das pessoas certas e uma boa orientação você terá a certeza de criar um negócio para dar certo.
E, em se tratando de negócios, dar certo é mais importante que existir. Por isso, cuide de todos os detalhes e prepare o seu negócio para ser vencedor!
Bom, já deu para ter uma ideia de como vender pela internet. Agora, é só aplicar essas dicas e começar a fazer o seu negócio girar!
A importância do pós-venda
Além de todos os atrativos que você aplica no seu e-commerce para chamar a atenção de novos visitantes e convertê-los em clientes, também é possível investir em recursos para retê-los e torná-los fiéis à sua marca depois da compra.
Segundo o E-commerce Trends 2017, em torno de 52,4% das lojas virtuais respondentes já usufruíram desse período para fidelizar o seu público consumidor. No entanto, 47,6% negligenciam essa oportunidade.
Em outras palavras, o momento que sucede a conclusão da venda é muito importante para a sua empresa, pois, se for bem aproveitado, pode lhe ajudar a montar uma cartela de clientes fidelizados.
Como vender pela internet fazendo pós-venda?
Ao apostar no pós-venda, você pode gerar uma nova compra de seus consumidores e, ao mesmo tempo, fortalecer a imagem do seu e-commerce.
Por exemplo: quando um cliente faz uma compra na sua loja, você lhe envia uma mensagem de agradecimento. Nela, ele recebe informações detalhadas a respeito das etapas da entrega e descontos especiais para as próximas compras.
Além disso, sua loja apresenta produtos complementares àquele que foi comprado. Se o consumidor comprou um celular, por exemplo, ofereça capinhas e demais acessórios para estimular uma nova compra.
Essas são apenas algumas das ações, que podem até parecer simplórias, mas que aumentam a credibilidade do seu negócio pelo fato de transmitirem um cuidado do empreendimento com o público consumidor, tornando a experiência de compra muito mais agradável.
Praticar o pós-venda corretamente traz uma série de benefícios para os e-commerces. Alguns deles são:
- aproximação da loja com o seu público-alvo;
- aumento das chances de fidelização;
- elevação do volume das suas vendas;
- possibilidade de manter os clientes satisfeitos;
- melhora na imagem da empresa;
- crescimento do ticket médio da loja.
Como aplicar o pós-venda, na prática?
Há muitas alternativas para investir no pós-venda do seu e-commerce. Quando você colocar essas medidas em prática, as possibilidades de um cliente efetuar a sua segunda compra são elevadas consideravelmente.
Sem falar que os consumidores, contentes com o serviço, podem falar bem dele e indicá-lo a outras pessoas! Lembre-se: contar com clientes fiéis e satisfeitos é uma combinação indispensável para assegurar o sucesso da empresa.
Independentemente da sua escolha, é imprescindível considerar os 5 fatores abaixo:
1. Características da persona
Procure entender quais ofertas se mostram mais atrativas para a sua persona, e quais são os canais virtuais mais apropriados para contactá-la. Recomenda-se sempre elaborar mensagens personalizadas, que representam algum valor para quem vai ler.
2. Hábitos de compra
Verifique quais são as épocas em que os seus clientes costumam comprar mais, e quais são os produtos ou serviços mais procurados por eles. Esses são dados relevantes e que podem ser utilizados para despertar interesse ou mesmo antecipar o desejo de compra.
3. Satisfação em relação à compra
Reconhecer se o consumidor está satisfeito com a compra que fez na sua loja é uma excelente oportunidade para se aproximar dele e checar como a imagem do negócio está sendo visualizada. Faça isso por meio de uma pesquisa de satisfação.
4. Cupons e promoções
Apesar de antiga, essa é uma estratégia de pós-venda muito eficiente. O indicado é captar o e-mail dos seus clientes e, depois da primeira compra, oferecer-lhes cupons e promoções de produtos similares aos que foram comprados, ou alguma novidade da mesma categoria.
No geral, esse processo é feito a partir do e-mail marketing, principalmente quando a compra foi feita em uma loja virtual. Porém, para que essa estratégia não traga resultados negativos, você deve usá-la com moderação, pois o excesso de envio de e-mails para gerar SPAM, causando uma má impressão sobre a empresa.
5. Remarketing
Se você ainda não ouviu falar sobre o remarketing, esse é um tipo de técnica cuja finalidade é garantir que os seus anúncios virtuais sejam mostrados às pessoas que interagiram com o seu negócio de alguma forma — normalmente, visitando o seu e-commerce, site ou canal no YouTube.
No processo de pós-venda, o remarketing pode ser usado tanto para indicar algum tipo de conteúdo postado no seu blog quanto para oferecer um produto complementar, por exemplo.
Enfim, agora você sabe como vender pela internet! Com essas dicas, já pode adotar as técnicas mais adequadas para proporcionar o aumento das suas vendas, ampliar a credibilidade do negócio e fidelizar os seus consumidores — itens indispensáveis para ser bem-sucedido no mercado.