Especialistas consideram que um negócio que não esteja na internet simplesmente não existe.
Devido ao alto nível de conectividade com o qual a maior parte da população está envolvida não estar presente na rede seria como ter uma loja sem endereço e contato.
A solução para esse problema está na criação de um site e na sua correta manutenção.
Um site é fundamental para que sua empresa ou projeto tenha mais visibilidade e conquiste mais clientes.
Imagine que ele seja como uma vitrine de uma loja: os produtos e demais interesses serão exibidos ali com o grande privilégio de funcionar 24 horas por dia.
Além de trazer mais visibilidade para o negócio o site também funciona como ferramenta para o relacionamento e atendimento ao cliente.
Quando ele decide entrar em contanto com a empresa ou a pessoa por trás do negócio geralmente é porque já tem uma decisão tomada uma vez que seus principais dilemas e dúvidas foram esclarecidos via internet (site).
Como vender online mais com um site
Escolha correta das cores
Um dos elementos mais importantes em um site são as cores escolhidas.
Elas podem fazer toda a diferença atraindo ou repelindo os usuários. E nesse sentido temos algo chamado psicologia das cores que estuda a forma como o cérebro humano identifica e assimila as tonalidades com sensações.
No processo de desenvolvimento e composição do layout do site as cores, quando bem aplicadas, podem se tornar um atrativo a mais e dar ainda mais valor ao conteúdo.
Por exemplo, sites do ramo de alimentação geralmente optam por combinações de cores quentes como laranja, amarelo e vermelho uma vez que são dinâmicas e estimulantes.
Uso adequado do Call To Action
O Call to Action (CTA) é o termo em inglês para ‘chamada para ação’.
A principal finalidade do CTA é indicar ao usuário qual seria sua próxima ação, o próximo passo.
Por exemplo, no final de um post poderá ser inserido um CTA que convide o usuário a se inscrever na newsletter.
Podemos dividir a importância de um CTA bem feito em três aspectos: atrair, engajar e educar.
Há outras finalidades, mas estas são as mais usadas. Ao inserir um call to action em seu site com o objetivo de aumentar as vendas vários cuidados precisam ser tomados para que essa ferramenta traga os efeitos desejados:
- o CTA deve ter uma linguagem atrativa, urgente e ativa. Ou seja, algo que induza o usuário a clicar;
- estar posicionado no local certo e em destaque. Assim, o usuário verá o botão com mais atenção e sem distrações;
- ter atenção na cor. Em determinadas situações é recomendado até mesmo o uso de cores alternativas para que o CTA se destaque dos outros elementos do site;
- dimensões. Quanto maior for o botão mais facilmente ele será notado. Mas é preciso ter bom senso para evitar exageros;
- estar em todas as páginas aumenta as chances de o usuário clicar e ser direcionado a uma página de vendas, por exemplo.
Criar uma landing Page
Em linhas gerais uma landing page é uma página de destino para um CTA, email, anúncio ou qualquer tipo de divulgação. Ou seja, uma landing page é a página para onde o usuário é direcionado após realizar alguma ação.
Com uma landing page em um site é possível receber as visitas de usuários que podem ser geradas por meio de links patrocinados, banners, emails ou uma simples busca na internet.
Com isso, é possível gerar mais dados relacionados ao visitante (preferências, interesses, necessidades e até sugestões) uma vez que essa ferramenta permite que obtenhamos informações adicionais.
Vale ressaltar que antes de criar uma landing page é preciso ter toda uma atenção especial: o objetivo, realizar testes de eficiência e não fugir da proposta para não confundir o usuário.
Compra facilitada
Atualmente podemos contar com uma série de facilidades em termos de compra e venda na internet.
Para ajudar o usuário na sua tomada de decisão e facilitar o processo para o fechamento do negócio podemos nos concentrar em três pontos principais:
- Tenha uma navegação simples, básica e com recursos fáceis de serem seguidos e compreendidos.
- O telefone de contato e email para eventuais dúvidas precisa estar disponível em local de fácil identificação, tanto na página de vendas quanto em todo o resto do site.
- É importante ter links com as perguntas mais frequentes relacionadas ao processo de compra como, por exemplo, formas de pagamento aceitas, prazo para a entrega do produto ou o que fazer caso alguma eventualidade aconteça.
Site responsivo
Um site responsivo não é a mesma coisa que ter um site adaptado para dispositivos móveis, a exemplo dos smartphones.
Sites responsivos são desenvolvidos de forma inteligente para poderem se adaptar a qualquer tipo de resolução. Ou seja, em qualquer situação ele não será prejudicado apresentando distorções.
Quando o site tem um design responsivo ele é capaz de analisar as dimensões de cada dispositivo e identificar o espaço disponível para definir qual a melhor maneira de aproveitar esse espaço.
Além disso, ele ajusta o tamanho de fontes, imagens e todos os outros elementos da página de forma que fiquem todos proporcionais.
Se o site fosse desenvolvido apenas para ser exibido em computadores e dispositivos móveis com certeza não teríamos todas vantagens que destacamos acima.
No mais, é importante lembrar que a cada ano o percentual de compras feitas via smartphones e tablets tem aumentado significativamente.
Então, se o foco for o sucesso das vendas é necessário considerar o quanto antes a situação apontada.
Garantias
Assim como um em negócio convencional as vendas na internet precisam oferecer garantias.
Sem isso dificilmente os usuários se sentirão a vontade para efetuar a compra.
Afinal, que certeza eles terão de que receberão o que foi pedido?
É preciso manter certo nível de transparência nos processos para que isso possa ser evitado.
Acompanhar as etapas de compra, devolução, dinheiro de volta são alguns dos aspectos que fazem toda a diferença. Analisar cada situação é o ponto-chave para tomar a melhor decisão sobre como passar isso para o cliente.
Cases de sucesso e depoimentos
Inserir no site cases de sucesso e depoimentos dos clientes é mais um fator que agrega conteúdo relevante que poderá induzir o usuário a se decidir pela compra.
Aliás, boa parte das compras online são fechadas com base na experiência de outros usuários.
Testes
Para finalizar, é muito importante que testes sejam feitos com certa regularidade em tudo o que envolva o site e os agregados.
Podemos fazer testes A/B para os emails para analisar a taxa de abertura, mudar os títulos das páginas e emails enviados para avaliar quais trazem mais resultados, avaliar o desempenho dos CTA’s, entre outros. Pode ser um pouco trabalhoso fazer isso, mas é essencial para não perder dinheiro em investimentos errados.
Seja estratégico, conecte-se.