A utilização de imagens associadas a um conteúdo de qualidade tem como principal finalidade potencializar as possibilidades.
Como bem sabemos, quando escolhidas corretamente elas não apenas atraem a atenção das pessoas, mas também fazem com que se mantenham mais motivadas para continuar lendo um artigo, por exemplo.
Nesse sentido, precisamos considerar que otimizar imagens para SEO é um fator fundamental para aumentar a performance do processo de otimização do site ou blog como um todo.
Ao trabalhar esse aspecto é possível fazer com que as imagens tragam mais tráfego para o site por meio de pesquisas nos buscadores, como Google e Bing.
No artigo de hoje você conhecerá os principais pontos que envolvem o uso correto de imagens e como fazer para melhorar o desempenho nas buscas.
Confira.
O que é otimização de imagens?
Chamamos de otimização de imagens uma série de ações e técnicas específicas que tem como finalidade torná-las mais fáceis de serem encontradas e exibidas nos resultados de busca na internet.
A consequência desse trabalho é exatamente aquilo que citamos há pouco: aumentar a quantidade de acessos que o conteúdo poderá receber. Mas, os benefícios não estão limitados apenas a este ponto.
Importância de otimizar imagens
Já sabemos que imagens são fundamentais dentro do conteúdo que produzimos (sites, blogs e mídias sociais) e por isso devemos dar uma atenção especial a elas com o objetivo de não deixá-las ‘deficientes’.
Mas por que isso é importante? Simples, veja o que será perdido caso as imagens não estejam otimizadas devidamente:
- mais acessos de usuários;
- carregamento mais rápido do site;
- aumento da performance em resultados SEO para o site, assim como melhor rankeamento nos mecanismos de buscas;
- aumento na conversão de usuários;
- menos espaço de memória sendo usado no servidor de dados.
Como otimizar imagens para site?
Utilize arquivos padrões
SVG, BMP, JPEG, PNG e GIF são os formatos de arquivos mais usados e são amplamente suportados.
Usar padrões pouco conhecidos poderá trazer mais prejuízos do que soluções.
Por exemplo, o visitante poderá abrir a página e a imagem não ser exibida.
Cabe aqui outra observação: antes de inserir uma imagem dentro do conteúdo veja se o formato é o mais indicado para aquele caso.
Imagens svg e jpeg ou jpg normalmente podem ser menores e mesmo assim ainda garantir a qualidade.
Já bmp normalmente tem um tamanho maior, evite-as.
As imagens png são ideais quando você precisa de fundos transparentes.
E as gifs são normalmente mais pesadas pois tem a possibilidade de fazer imagens com animação.
Nome e palavra-chave nas imagens
Os buscadores não têm como padrão considerar o nome (título) da imagem como fator para o seu posicionamento nas pesquisas. Mas, mesmo assim, é importante dar uma atenção aos títulos das imagens uma vez que eles serão exibidos quando o usuário passar o mouse sobre elas.
As palavras-chave são termos que melhor resumem o conteúdo do texto. São muito importantes para que o usuário encontre o conteúdo na internet.
Por exemplo, temos uma imagem sobre o Dia Internacional da Água. Logo ela deverá conter as palavras-chave: água, dia internacional da água, comemoração, dia da água e entre outras que possam ser relacionadas.
Tags Alt e Title
A finalidade da tag ou atributo Alt é permitir que possamos dar para a imagem uma descrição alternativa.
Ela é fundamental uma vez que é exatamente essa descrição que será lida pelos mecanismos de buscas.
Assim, eles saberão do que trata aquela imagem e qual o seu papel na página em quem foi anexada.
As principais plataformas de sites contam com esse recurso já instalado o que ajuda muito a vida das pessoas que não tem muito conhecimento sobre HTML. Outras vão além e oferecem suporte especializado e uma série de ferramentas que auxiliam o dono do site sem que este precise conhecer aspectos técnicos.
O atributo Title trabalha como um complemento para o ALT.
Por meio dele podemos inserir a quantidade de caracteres que forem precisos para que a imagem seja descrita.
Entretanto, vale uma observação: não é recomendado o uso de textos muito longos da tag Title.
Preferencialmente deve-se fazer uso das palavras-chaves relacionadas, mas sem exagerar.
Usando as tags ALT e Title de maneira correta ao anexar uma imagem ela estará mais otimizada e mais amigável aos mecanismos de pesquisa.
Escolha da imagem
A otimização das imagens também passa pela escolha correta. Isso quer dizer que além de atrativa e despertar interesse do usuário ela precisa ter relação com o tema.
E não é apenas isso, é necessário prestar muita atenção na qualidade delas.
Por exemplo, imagens pequenas e com má qualidade passarão uma sensação de falta de profissionalismo e autoridade.
Os usuários percebem isso e tendem a evitar conteúdos compostos dessa maneira.
Compactação de imagens
Compactar as imagens que serão exibidas no site é uma ótima maneira de fazer com que ele fique mais leve e, como já foi observado, quanto mais rápido um site carregar maior será a tendência de o usuário continuar nele.
O TinyPNG é uma ferramenta que auxilia nessa situação. Aliás, mesmo que o nome indique o formato PNG ela comprime também formatos JPG.
A pessoa não precisa ter conhecimento profundo sobre o tema para conseguir realizar um trabalho eficiente tanto em imagens quanto na estrutura do site como um todo.
Principalmente porque sempre poderá contar com um franqueado mais perto de você.
Posicionamento
Por fim, ao inserir uma imagem em seu site é essencial que ela seja posicionada corretamente e tenha dimensões proporcionais. Do contrário o usuário terá uma sensação de desleixo.
Por exemplo, uma imagem grande, outra pequena e outra enorme. O ideal é padronizar tudo.
Agora que já falamos sobre os principais aspectos sobre otimização de imagens vale a pena você considerar fazer um curso SEO. A melhor parte é que como é online poderá ser feito a qualquer momento e em qualquer lugar. Além disso, entender um pouco do assunto evita que erros que possam causar prejuízos aconteçam.
Então é isso, otimizar imagens é uma estratégia muito importante para o SEO de seu site e servirá como uma ótima porta de entrada.
Os motores de busca estão cada vez mais atentos a isso e a tendência é que imagens bem otimizadas sejam cada mais relevantes para o posicionamento do conteúdo nos resultados.
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