Co-marketing: alianças para gerar negócios

Co-marketing

Por Comunicação Liguesite. Tempo estimado de leitura: 8 minutos.

São muitas as estratégias e alianças em que investir no ambiente virtual e entre elas o Co-marketing é um destaque que você não pode deixar passar batido.

Quer entender mais sobre o assunto para começar a investir? Você está no lugar certo!

Veja neste post o que é Co-marketing, quais são os seus principais benefícios e ainda acompanhe dicas simples e diretas para começar uma boa aliança! Continue lendo:

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O que é Co-marketing?

Provavelmente você já ouviu falar no termo Co-marketing, entretanto pode ser que não tenha entendido ainda a complexidade desse conceito que é também uma importante estratégia.

Co-marketing nada mais é do que a junção de duas empresas que trabalham em parceria.

Essa união possibilita, entre outros, destacar a ambas as marcas além de conquistar objetivos que são bem específicos, conforme a estratégia de cada uma.

Quer saber alguns deles?

Torná-las autoridade e gerar engajamento com seu público, valendo destacar que os grupos pretendidos de serem alcançados são os mesmos nessa estratégia, são os objetivos mais simples de se alcançar com esta prática.

O Co-marketing funciona, portanto, como uma promoção mútua em que os resultados positivos alcançam a ambas as empresas participantes da campanha.

Por sua vez, essa campanha pode ser a criação de um material para o potencial cliente como um E-book ou webinar além de outras estratégias conforme cada caso.

O mais importante é lembrar que as estratégias de Co-marketing costumam ser incrivelmente vantajosas para as empresas. Afinal, há uma divisão nos custos e nos investimentos, entretanto ambos os negócios tem a oportunidade de ver os bons resultados!

Benefícios do Co-marketing para o negócio

Como já citado anteriormente, é vantajoso investir em Co-marketing. Especialmente no ramo digital, em que muitos conteúdos são desenvolvidos e usados como forma de atração, este tipo de estratégia tem apresentado uma excelente relação custo x benefício.

Confira a seguir as três principais vantagens de trabalhar com essa alternativa de co-criação:

Aumento perceptível da autoridade

Para os casos em que sua parceira em Co-marketing já possui autoridade dentro de seu segmento, o maior benefício é ser indicado por ela aumentando, assim, a sua autoridade também.

Quer melhores resultados do que estes conquistados pela indicação?

Vale citar ainda que a própria postura da empresa muda perceptivelmente com este aumento de autoridade. Mudam também os resultados na geração de leads e nos números de vendas.

Melhor posicionamento estratégico no Google

A maior vantagem e benefício do Co-marketing é conquistar um melhor posicionamento na página de resultados do Google, algo que você terá mais chances de conseguir ao trabalhar bem com a construção de link building através dessa parceria.

De forma amplamente natural para que ambas ganhem espaço perante os robôs do Google, o trabalho no posicionamento deve ser uma das principais estratégias e focos entre as empresas que decidem fechar essa parceira.

Estratégias como essas tem sido amplamente utilizadas por empresários modernos, e o resultado é o aumento do faturamento!

Troca de audiência

O Co-marketing possibilita que o seu público tenha a oportunidade de conhecer a empresa que fechou parceria com você.

E, da mesma forma, os leads e visitantes do seu parceiro terão acesso a sua página e ao seu produto.

É um a troca completamente justa e interessante, certo?

O investimento é baixo e até mesmo inexistente em alguns casos. Já os resultados são excelentes e se mostram interessantes desde o curto prazo até o mais distante!

5 Dicas sobre como fazer um Co-marketing de sucesso

Interessado em aderir às estratégias de Co-marketing para dar ainda mais visibilidade ao seu empreendimento?

Aproveite para conferir dicas simples de como fazer isso e obtenha sucesso:

Planeje com antecedência

A primeira dica evidentemente fala a respeito de planejamento.

Para ter bons resultados é imprescindível planejar tudo com antecedência, inclusive quem serão os seus parceiros, o que é que você procura no mercado e quais os objetivos específicos a se conquistar.

Planeje colocando tudo na ponta do lápis antes de partir para a ação, pois esse é o passo fundamental para ter sucesso na aplicação dessa estratégia.

Escolha um bom parceiro

É claro que para ter sucesso em Co-marketing é indispensável encontrar o parceiro certo para a sua campanha e estratégia.

Apesar de existirem várias opções, você precisará delimitar aquilo que busca e que, de fato, precisa.

Um bom parceiro deve ter uma audiência relevante, deve ter qualidade e profissionalismo e ser conhecido como referência dentro do seu mercado.

O parceiro deve ainda estar de alguma forma relacionado ao seu negócio para que seu público seja, portanto, interessante a você.

Mantenha a relação “ganha-ganha”

Uma das dicas de ouro para que o Co-marketing dê certo é ter em mente que esta deve ser sempre uma relação “ganha-ganha”.

Ou seja, tanto você como o seu parceiro devem ter resultados positivos para que a estratégia seja considerada como de sucesso!

Se preocupe com os bons resultados do seu parceiro e não fique satisfeito se apenas o seu negócio estiver conquistando os objetivos.

Isso não é interessante e poderá atrapalhar suas parcerias futuras, seja com a mesma empresa ou com outras no mercado.

Procure facilitar o trabalho para o outro

Uma boa dica para que o trabalho de parceria dê certo é buscar incessantemente por ajudar e contribuir com o trabalho do seu parceiro.

Tudo aquilo que estiver ao seu alcance para facilitar o trabalho do outro deve ser feito e espere o mesmo do seu parceiro.

Este tipo de comprometimento ajuda na hora de verificar se a estratégia deu realmente certo.

Sempre faça análises do Co-marketing

A última e não menos importante dica para Co-marketing é lembrar-se de sempre mensurar a estratégia e a parceria que foi feita. Os resultados foram aqueles esperados? Compensou?

Fazer essa análise possibilitará que em próximas oportunidades a estratégia esteja melhor ainda.

O profissionalismo vai melhorando assim como os resultados que tendem a ir crescendo com a prática e com a experiência em Co-marketing.

Gostou da explicação e das dicas dadas neste post sobre Co-marketing?

Está pronto para investir nessa estratégia e dela obter incríveis resultados?

Seja estratégico, conecte-se.

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