A rotina de uma agência de publicidade é bastante agitada. Afinal, é preciso atender o cliente, planejar ações, criar campanhas, entre outras atividades que tomam muito tempo. Nesse cenário, fazer uma boa avaliação de fornecedores é fundamental para encontrar os parceiros certos, o que facilita e aumenta a qualidade das suas entregas.
Muitas vezes, por insegurança e desconfiança, os donos de agências publicitárias deixam de fechar parcerias que poderiam lhes ser benéficas — situação que pode comprometer o desenvolvimento do trabalho solicitado pelos clientes e, consequentemente, gerar prejuízos.
Com o fornecedor adequado, você pode transferir a responsabilidade do cumprimento das tarefas que a sua empresa não tem estrutura para realizar, ganhando praticidade para o seu dia a dia e tranquilidade para se dedicar aos processos mais relevantes.
Está em busca de parceiros confiáveis para o seu negócio? Confira, abaixo, o que você deve considerar para avaliar e contratar bons fornecedores!
1. Avaliação de fornecedores: analise os prazos e comprometimento com a entrega
Cumprir os prazos prometidos aos seus clientes é essencial para manter a credibilidade da agência. Por isso, um dos pontos mais importantes a serem avaliados ao pesquisar por um fornecedor são os prazos e comprometimento com a entrega.
Imagine enviar uma cotação, a empresa compromete-se a fornecer todos os itens que você necessita. Mas, ao atingir o prazo de entrega, você descobre que isso não é a realidade. Mesmo que o seu empreendimento esteja protegido pelo contrato, ele não poderá fugir da dor de cabeça causada por um serviço incompleto, que afeta negativamente a sua imagem.
Para evitar esse problema, antes de assinar o contrato, analise se o fornecedor realmente tem capacidade para entregar a quantidade e qualidade prometidas. Além disso, é indispensável assegurar-se de que os prazos serão cumpridos, haja vista que de nada vale contratar alguém que entregue na quantidade e qualidade desejáveis, mas faça isso fora do prazo.
2. Avaliação de fornecedores: estabeleça uma relação de ganho mútuo
O bom andamento de qualquer parceria depende da forma como a mesma é estabelecida. Nesse sentido, tenha em mente que o relacionamento e as negociações devem ser feitos com base no ganho mútuo, ou seja, precisam trazer vantagens para todos os envolvidos na situação.
Dessa maneira, você tem mais facilidade para obter benefícios em produtos e serviços, como conseguir melhores itens e negociar eventuais reduções de valores. Assim, a sua agência adquire vantagens competitivas em relação à concorrência, uma vez que poderá propor um valor mais em conta para os seus clientes sem que isso signifique diminuir a qualidade do serviço prestado.
3. Verifique a qualidade do serviço como um todo e não apenas o preço isso é fundamental na avaliação de fornecedores
Para fazer uma escolha assertiva, é recomendável tomar conhecimento de todo o processo da cadeia de suprimentos do fornecedor. Isso compreende o conhecimento dos custos e valores envolvidos.
Essa postura ajuda o empreendedor a escolher não somente aqueles fornecedores que praticam preços baixos — até porque esse não é o fator principal —, mas sim aqueles que oferecem os melhores serviços e prazos de entrega.
Um fornecedor que cobra baratinho, mas que entrega uma demanda incompleta ou com erros, pode desencadear efeitos negativos para o seu produto final, o que compromete a reputação da sua marca perante o público consumidor. Portanto, em se tratando da seleção de fornecedores, todo o cuidado é necessário para que o barato não acabe saindo caro.
4. Avaliação de fornecedores: consulte o suporte pós-venda
A forma como uma empresa trata os seus clientes diz tudo sobre ela. O atendimento dado pelo fornecedor evidencia o quanto ele investe para dar o que há de melhor para os consumidores. A análise desse aspecto lhe possibilita fazer um bom diagnóstico de como será a sua relação com o possível contratado.
Na maioria das vezes, um produto ruim vem junto com um atendimento ruim. Em geral, as empresas que não investem na melhoria dos seus produtos ou serviços desamparam os seus clientes depois da venda, deixando-os sem nenhum tipo de suporte. Diante disso, quanto mais canais eficientes de atendimento ao cliente a empresa oferece, mais confiável ela tende a ser.
Sem falar que, após a entrega de uma demanda, podem aparecer diversas dúvidas. Assim sendo, é substancial dar preferência para um parceiro que se mostre preocupado com você e esteja disposto a solucionar os problemas que possam surgir futuramente.
Para consultar o suporte pós-venda e fazer uma escolha segura, faça as seguintes perguntas:
- O que estou comprando além do serviço ou produto?
- Que tipo de suporte eu terei depois da contratação e sob quais condições?
- Há uma equipe de atendimento e suporte pós-venda bem preparada para atender as demandas dos clientes?
- Qual é o tempo de espera para que as demandas sejam atendidas?
- O fornecedor se preocupa em obter o meu feedback depois que o serviço é entregue?
5. Avaliação de fornecedores: cheque a reputação da empresa no mercado
Um erro bastante comum ao avaliar um fornecedor é deixar de checar o seu histórico e reputação no mercado. Não é porque outras empresas tiverem experiências positivas com determinado provedor que o mesmo acontecerá com você. Contudo, se esse fornecedor já é malvisto no seu segmento de atuação, é muito provável que existam justificativas para isso.
Peça recomendações de fornecedores aos profissionais da sua área. Faça um levantamento detalhado do que as demais organizações pensam sobre a companhia fornecedora que você pretende escolher. Essa pesquisa traz, com antecedência, uma visão mais clara de como a relação de fornecimento será na prática, incluindo as deficiências que podem surgir no decorrer do processo.
Uma boa medida de precaução é solicitar ao fornecedor que compartilhe os seus casos de sucesso. E não deixe de entrar em contato com esses contratantes para comprovar a veracidade da informação.
A partir da avaliação de fornecedores, você pode garantir que a sua escolha vai ser a mais acertada possível. Outra possibilidade para selecionar com maior segurança é optar pelos serviços de franquias, que normalmente são empresas consolidadas no mercado. Essa pode ser uma alternativa para levar sua agência aos serviços digitais, por exemplo.
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