O que fazer quando a vida de assalariado já não parece mais ser o caminho ideal a seguir?
A resposta é simples: empreender!
Ao abrir o próprio negócio, você cria a sua realidade e consegue, assim, estabelecer as próprias metas para conquistar sua independência financeira.
Para te ajudar nessa empreitada, listamos aqui as oito principais tendências de mercado para você abrir sua própria empresa em 2017 e transformar este num ano decisivo para sua vida. Confira!
1. Economia compartilhada
A primeira dica é a que mais tem gerado impacto na sociedade nos últimos anos. Mas o que é economia compartilhada? É um modelo de negócio em que a pessoa usa algo que ela já possui para gerar renda ao transformar em franquia.
Quer um exemplo prático disso? O Uber. Em essência, o sistema faz uso da tecnologia para conectar motoristas que já fazem determinado percurso com outras pessoas que tem interesse em realizar o mesmo trajeto.
Assim, nesse modelo, tudo o que pode ser compartilhado pode deixar de ser um benefício individual para servir como solução para outras pessoas. Outro exemplo é o Airbnb, que permite que pessoas aluguem espaços em suas casas e apartamentos por preços mais baixos do que o de aluguéis.
Uma vez organizadas, essas soluções podem se transformar em franquias capazes de gerar lucro e facilitar a vida das pessoas.
2. Marketing digital
Serviços especializados em marketing digital são a tendência para 2017 e, muito provavelmente, para muitos outros anos! O marketing digital é uma ferramenta que te permite atuar no ambiente online, criando soluções para a ocupação de um espaço que, cada vez mais, vem sendo disputado por inúmeras empresas.
Ressaltar a importância do marketing digital em tempos modernos não é algo difícil. Basta imaginar a quantidade de pessoas conectadas neste exato momento. Outro ponto a se considerar: o número de smartphones vendidos no mundo e as pessoas que fazem uso deles praticamente o tempo todo.
A realidade é que estamos cada vez mais vivendo em ambiente online e, portanto, desenvolver estratégias capazes de divulgar produtos e empresas nesse ambiente é algo altamente lucrativo e que pode garantir sua independência financeira.
3. Educação
Outro tipo de franquia que tende a crescer muito no ano de 2017 é a voltada para a área da educação.
O motivo é muito simples: em tempos de crise econômica, as pessoas acabam percebendo que a melhor alternativa para se recolocar no mercado é via qualificação profissional. Assim, pessoas que já têm faculdade buscam especializações e pessoas que não têm buscam soluções como cursos de idiomas ou cursos profissionalizantes.
Uma dica é você investir em algo muito específico para a região em que pretende atuar. Por exemplo, numa cidade voltada para o entretenimento, você pode investir em cursos que preparam profissionais para a área de atendimento. Casas noturnas, restaurantes, entre outros, estão sempre em busca de profissionais qualificados para atender seus clientes.
4. Terceira idade
O grande argumento do governo brasileiro para justificar a reforma da previdência é que cada vez mais pessoas têm chegado à terceira idade e isso faz com que a quantidade de contribuintes não seja suficiente para garantir a aposentadoria de todos.
Diante da polêmica envolvendo este assunto, poucos estão atentos a uma oportunidade que está surgindo: se o brasileiro está vivendo cada vez mais, por que não criar serviços específicos para atender ao público da terceira idade?
É indiscutível que o idoso quer e precisa de melhor qualidade de vida. Sendo assim, você pode criar um bom negócio aliando saúde e lazer para esse público. Opções como pilates ou yoga, por exemplo, além de atividades voltadas para a ginástica do cérebro, podem atrair essas pessoas e render excelentes lucros.
5. Alimentação saudável
Investir em alimentação saudável também se apresenta como uma tendência para 2017. Isso porque pessoas que possuem algum tipo de restrição alimentar já não são o único público viável para empresas que atuam nesse segmento.
Com a quantidade de informações que hoje em dia é disponibilizada para as pessoas sobre práticas alimentares mais saudáveis, o que boa parte do público consumidor espera é que apareçam opções como mercados que trabalhem exclusivamente com produtos saudáveis.
Algumas alternativas para investimentos são:
- alimentos orgânicos;
- alimentos sem glúten;
- alimentos sem lactose.
6. Tecnologia da Informação
O mercado de TI tem ganhado bastante força nos últimos anos em função de avanços como cloud computing e cyber internet. Por conta disso, e do imenso potencial da rede, a tendência é que o ano de 2017 apresente muitas outras novidades nesse setor.
Oferecendo ideias capazes de gerar maior segurança no uso dessas tecnologias, é possível obter lucros significativos, pois grandes empresas têm investido milhões em busca de soluções viáveis. Assim, uma dica é pensar em soluções focadas em dispositivos móveis.
7. E-commerce
Quando você tem interesse em determinado produto ou serviço, qual é a sua primeira ação? Provavelmente, fazer uma pesquisa rápida no Google, tanto para obter mais informações sobre aquilo que procura, quanto para conferir os preços oferecidos pelas empresas, sejam elas online ou offline.
Esse procedimento, tão comum atualmente, dá a dimensão do momento em que vivemos. Hoje, o ambiente online já tem relevância até mesmo diante de compras feitas no offline. Por isso, é preciso ocupar esse espaço de maneira a aproveitar os benefícios que ele pode oferecer.
Neste sentido, trabalhar com um e-commerce é outra grande tendência para o ano, pois esta é a alternativa que permite às pessoas comprarem o que precisam ser sair de casa.
8. Abrir o próprio negócio de beleza masculina
Os empreendimentos voltados para a beleza, de forma geral, costumam apresentar bons resultados, mas, nos últimos anos, um segmento dentro desse setor tem chamado atenção: os negócios voltados para a beleza masculina.
Montar uma empresa com esse foco é uma grande oportunidade, uma vez que os homens estão cada vez mais abertos à estética e ainda existem poucos empreendimentos que atuam especificamente nesse nicho. Barbearias conceituais, por exemplo, podem ser abertas em grandes centros por se diferenciarem da concorrência.
Até breve!